WandaVision

Certamente Wandavision já chegou como a sensação do ano até aqui. Ainda estamos em março mas acho que já posso dizer com tranquilidade que ela será uma das melhores coisas do ano. A Marvel Studios junto com a Disney resolveram inovar. Pegaram personagens que não dariam um filme, mas que poderiam dar uma série. Entre vários títulos que virão por aí, Wandavision foi o primeiro e essa decisão foi muito acertada. Misturando formato de sitcoms entre décadas, já temos um novo clássico da TV.

 

O formato semanal pode ter incomodado os mais ansiosos, mas para mim foi perfeito. Essa foi a melhor maneira de segurar os fãs e manter a série por 2 meses na boca do povo. Além de que ao final de cada episódio mil teorias eram debatidas e rebatidas por todos. Criando assim uma espera quase que interminável para o outro episódio. Teorias essas, que muito foram acertadas e muito foram erradas, causando talvez uma decepção no final para algumas pessoas, mas devo mencionar que parte dessa culpa é culpa dos próprios produtores que colocaram personagens e linguagens que daria como certa algumas teorias.

Vamos logo ao que interessa, falar de nossos queridos protagonistas Wanda e Visão, sabendo que o protagonismo principal é da primeira. Essa foi uma série sobre o luto e o quanto repetidas perdas podem ser dolorosas e como podem acabar com uma pessoa psicologicamente. Se para uma pessoa normal perder todos que ama já é horrível, imagina para uma pessoa que tem os poderes de moldar a realidade. Todas as fases do luto estão presentes em um determinado momento da série e são eles: negação, raiva, negociação/barganha, depressão e finalmente a aceitação.

Todo episódio se passa em uma década diferente, começando com as sitcoms da década de 50, culminando nos dias atuais. Esse tipo de linguagem foi maravilhosa e divertida e nos fazia perguntar o que estaria acontecendo ali. Dúvidas, que não apenas o telespectador tinha, como todos que estavam fora do campo criado pela Wanda também o tinham. O mistério em volta de tudo gerou inúmeras teorias que culminaram nos últimos episódios.

O final foi bem divertido e honesto, mas que pode ter decepcionado o fã mais apurado. Nada que tire o brilho final da obra, mas que entendo a causa de algumas decepções. Tudo estava indo para um final triste e desesperançoso, mas tivemos um final feliz ou melhor, semi feliz. Encarar a aceitação dos fatos é difícil e ter que fazer o certo se torna uma atitude quase impossível. Com isso nós choramos, vibramos e ficamos esperando as cenas dos próximos capítulos.

Já foi dito que a série teria somente essa temporada mesmo, e seu desfecho embora tenha sido um ponto final, dá margem a vindouras aventuras. O que já é certo é que a heroína estará no próximo filme do Doutor Estranho chamado Doutor Estranho: Multiverso da Loucura. Com esse título já conseguimos imaginar o que virá por aí, ainda mais sabendo que Wanda ainda não desistiu completamente de sua família. Agora com ela mais poderosa e sabendo usar melhor os seus poderes devemos esperar algo maior e com consequências ainda piores.

Para uma leitura mais aprofundada, principalmente sobre teorias e easter eggs, acesse os reviews de cada episódio:

Episódios 1 e 2

Episódio 3

Episódio 4

Episódio 5

Episódio 6

Episódio 7

Episódio 8

Episódio 9