Wanda Vision 4º episódio. SPOILER ALERT!

Antes de começar o review do ep. 4, tenho que complementar algumas informações do ep. 3. Detalhe apenas a nível de curiosidade e mostrar que nada na série é por acaso.

A música que encerra o episódio se chama “Daydreamer Believer”, da banda The Monkees que foi lançada em 1968. Em uma tradução livre ela significa algo como “sonhando acordado”, o que por si só já pode dizer muito sobre a série, mas colocarei a letra dela aqui e tire suas conclusões.

Oh, eu poderia me esconder nas asas

De um pássaro azul enquanto ele canta

O despertador das seis da manhã nunca tocaria

Mas ele toca e eu levanto

Tiro o sono dos meus olhos

Meu aparelho de barbear está cego e espeta

(Refrão)

Anime-se sonolenta Jean

Oh, o que isso pode significar

Para quem sonha acordado

E uma rainha de volta ao lar

Você pensou em mim uma vez

Como um cavaleiro branco em seu corcel

Agora você sabe o quão feliz eu posso ser

E os nossos bons momentos começam e acabam

Sem um dólar para gastar

Mas quanto querida, nós realmente precisamos

Lendo a letra podemos perfeitamente fazer uma alusão ao Visão que no caso seria a pessoa que estaria “sonhando acordado”.

Outro detalhe do final do episódio é que após expulsar Geraldine, a imagem de quadrada vai para o widescreen, a mudança é sútil, mas reparem só. Por instantes sairemos do programa dentro da TV e iremos para o mundo real. Agora poderei comentar sobre quem é Geraldine de verdade.

Episódio 4: Interrompemos este Programa

Sinopse: “Monica Rambeau desaparece durante uma missão especial relacionada a armas sencientes”

O Início desse episódio é fantástico e me arrepiou todo por ver as pessoas voltando após o Blip (estalo do Hulk). Descobrimos que Geraldine foi uma das pessoas que voltou e ela reaparece no hospital onde sua mãe estava internada com câncer. A cena toda é fantástica, mostrando várias pessoas voltando e aquele ar de confusão extrema. Logo descobrimos que a mãe dela morreu enquanto ela estava desaparecida e recebemos a informação de que sua mãe é Maria Rambeau e que seu nome na verdade é Monica Rambeau. Lembra desses nomes? Se não lembra, eu vou te ajudar.

Voltemos ao filme da Capitã Marvel (2019). Ele se passa nos anos 90, mas precisamente em 1995. Nele somos apresentados a Maria “Foton” Rambeau, melhor amiga de Carol Danvers, a Capitã MarvelMaria tem uma filha chamada Monica e que aparece no longa como uma criança. Lembra? Pois é, elas são a mesma personagem, e a que vemos na série é sua versão nos dias presentes. Ao final do texto falarei um pouco delas no mundo dos quadrinhos.

Dessa vez não temos nenhuma abertura remetendo a nenhuma sitcom. Já mostra que o episódio será diferente dos outros e realmente foi. Estamos agora no mundo real e vamos descobrir tudo o que aconteceu do lado de fora de Westview de forma paralela com os 3 primeiros episódios.

Começamos no quartel-general da S.W.O.R.D ou E.S.P.A.D.A em português que significa “Equipe de Supervisão, Pesquisa, Avaliação e Defesa Armada”. Rapidamente descobrimos que Monica Rambeau é Capitã e que sua mãe Maria foi responsável pela fundação da S.W.O.R.D. Se o Blip não tivesse ocorrido, ela certamente seria a sucessora óbvia no cargo de direção da organização, mas como não tinha mais ninguém o escolhido acabou sendo Tyler Hayward. Em uma breve conversa entre os dois já sabemos que eles são responsáveis por cuidar de problemas espaciais e que temos mais ameaças vindos do espaço e que também temos aliados.

Maria, antes de morrer criou protocolos de que se os agentes desaparecidos voltassem seriam responsáveis apenas por missões terrestres. Com isso, Hayward oferece a sua primeira missão para a capitã em conjunto com o FBI. Chegando em WestviewMonica conhece o agente James E. Woo. Esse é mais um conhecido do universo Marvel nos cinemas. Ele é o agente que ficou responsável por monitorar Scott Lang, o Homem-Formiga, em sua prisão domiciliar. Ele por si só é um personagem que tem a comicidade na veia, mesmo que sútil.

Após uma breve conversa, descobrem que quem está dentro da cidade está desaparecido e as pessoas da cidade que estão fora, sofrem de algum tipo de amnésia. Apenas Monica e o agente Woo não são afetados por isso e não sabem exatamente o porque. O caso se transforma de pessoas desaparecidas para uma cidade desaparecida. Monica lança um drone que rapidamente some dentro de um raio, ela vai investigar e acaba descobrindo um campo de força e é sugada para dentro da cidade.

Em seguida, somos reapresentados a mais uma personagem que já tinha dado as caras no universo Marvel. Estamos falando de Darcy Lewis, vivida por Kat Dennings. Ela já havia aparecido nos 2 primeiros filmes do Thor e ela é responsável por astrofísica. Quando ela chega em Westview já descobrimos que a S.W.O.R.D. montou uma base ao lado da cidade para tentar solucionar o caso. Ela é a responsável por descobrir que uma sitcom está sendo transmitida de dentro da cidade.

Daqui para frente temos diversos paralelos com os 3 primeiros episódios. Identificam Wanda e Visão e vários cidadãos junto com os personagens que estão interpretando. Conseguem identificar a Monica, mas não sabem exatamente qual é o seu papel ali. Não conseguem entender de jeito nenhum o que está acontecendo. Citam viajem temporal, realidade alternativa e algum experimento social, mas nada faz sentido para eles.

Darcy e Woo se indagam porque da sitcom está ocorrendo em décadas. Já foram os anos 50, 60 e 70. Eles veem Monica citar Ultron e é a primeira referência do mundo de fora passada pela sitcom. A série é cortada e vemos Wanda em fúria usando seus poderes contra a Monica, e dessa forma ela é arremessada para fora da cidade. Nesse momento, nos igualamos no tempo com o final do ep. 3 e o final do ep. 4.

Wanda reconstrói tudo o que quebrou e temos a cena mais bizarra e mórbida de toda a série até aqui. Wanda olha para trás e vê a carcaça morta do Visão, ela se assusta, mas logo volta ao normal. A sitcom continua, mas o Visão sente algo estranho no ar. A tela widescreen diminui, voltamos a tela quadrada e o episódio termina.

Algumas respostas mostradas nesse episódio:

  • Descobrimos que a pessoa que aparece no final do ep. 1 é a própria Darcymonitorando a sitcom.
  • A pessoa no rádio no ep. 2 é o agente Wootentando fazer contato com a Wanda
  • Sabemos que a W.O.R.D.não é a responsável pelo o que está acontecendo, e sim a própria Wanda, só não sabemos se tem outra pessoa por tás disso
  • Os erros acontecidos dentro do episódio não são mostrados para as pessoas fora, só nós, espectadores que conseguimos ver eles
  • O homem que aparece no final do ep. 2 também é um agente da W.O.R.D. que ao passar pelo perímetro foi transformado em apicultor

Um pouco sobre Maria e Monica Rambeau nos quadrinhos:

  • Maria Rambeau→ nos quadrinhos ela não teve tanto destaque, ela apenas é a mãe da Monica, tendo a ajudado quando a filha precisou
  • Monica Rambeau→ Ela já foi membro dos Vingadores e já teve várias alcunhas no universo Marvel. Já foi Capitâ Marvel, Pulsar e Fóton. Esse último nome inclusive virou o codinome de sua mãe no universo cinematográfico da