Wanda Vision 8º episódio. SPOILER ALERT!

Antes de começar o texto do Episódio 8, que estará gigante, preciso comentar uma pequena referência do episódio anterior. A abertura da série da Agatha Harkness é baseada na mesma abertura de Os Monstros, série de 1964. A música realmente é bem parecida. Veja abaixo:

 

 

O episódio 8 foi um verdadeiro passeio na vida da Wanda e tivemos várias explicações como também algumas perguntas e surpresas. Estamos nos aproximando do final e já adianto que não vai acabar bem para nossa heroína

Episódio 8 – Nos Capítulos Anteriores

Sinopse: “Wanda embarca em uma viagem ao passado para compreender melhor o presente e o futuro”

Logo no início, para ser mais preciso, no logo da Marvel Studios já temos uma primeira mudança. O logo conhecido por ser vermelho se transforma no roxo, mesma cor dos poderes que a Agatha apresentou no final do último episódio.

Começamos o episódio voltando ao passado, mas precisamente em 1693 em Salem, Massachusetts. Essa época foi marcada na história pelo julgamento de pessoas acusadas de bruxaria. Mais de duzentas pessoas foram condenadas com sentenças diferentes como enforcamento e prisão. Esse é o cenário em que conhecemos a origem de Agatha Harkness. Uma bruxa jovem condenada por outras bruxas por ter roubado conhecimento indevido. Inclusive a líder do grupo é sua própria mãe que a sentencia a morte. As bruxas começam a execução, mas Agatha é muito poderosa agora e consegue derrotar todas elas sozinha sugando suas forças vitais. O poder das bruxas é azul e o de Agatha o roxo, como já dito. Falarei sobre isso no final, esse detalhe pode ser importante ou não. Como último ato ela rouba um broche do corpo de sua mãe morta. Esse broche é visto com ela em outros episódios.

Estamos de volta ao presente no mesmo momento que acabou o último episódio. Wanda, assim como seu filho Billy, não consegue ler a mente da Agatha. Mais uma piada é feita com o sotaque sokaviano que vai e volta quando bem entende. A magia da Wanda não funciona no porão porque está sob magia básica de proteção e só quem o fez consegue usar os poderes. Agatha fica surpresa que apesar de Wanda ser tão poderosa não sabe nada sobre feitiços. Nesse momento ela também assume que foi responsável pelo falso Pietro. Só não foi explicado porque o Pietro usado foi o do Evan Peters (X-Men) e não o do Aaron Taylor Johnson (morto em Vingadores: A Era do Ultron).

Agatha resolve mostrar alguns encantamentos básicos para a heroína. Ela pega uma cigarra para demonstrá-los, que também apareceu bem em foco no último episódio. Ela mostra o controle da mente e diz que é um clássico, principalmente usada em mentes fracas; em seguida demonstra a transmutação, e que para esse feitiço requer anos de estudo para algo minimamente convincente. Fica claro que Agatha não sabe direito como Wanda conseguiu fazer tudo isso sendo uma total ignorante sobre os poderes que tem e ela com tantos anos de prática não ser capaz de algo assim. Ela quer saber como tudo isso foi feito.

Agatha usando magia abre uma porta para conhecermos o passado de Wanda, para tentar descobrir como ela conseguiu esse nível de magia. Brincando com a metalinguagem é hora de vermos os capítulos anteriores. Wanda só aceita ir porque Agatha tem seus filhos aprisionados e usa eles como chantagem.

Elas passam pela porta e chegam a infância da Wanda em Sokovia. Vemos seus pais e seu irmão e logo um dos porquês da série é respondido. Sua mãe guarda vários DVDs de séries antigas, entre ela temos I Love LucyBewitchedMalcom In The MiddleJeannie é um GênioFamília Addams e Who’s The Boss?. Todos usados como referências como sitcoms nos episódios passados. Esse dia é a noite de TV, onde a família escolhe algo para verem juntos e é dia da Wanda escolher. A mãe olha pela janela e observa que do lado de fora está rolando uma batalha e pelo jeito a família parece fingir que está tudo bem. Wanda escolhe sua série preferida: The Dick Van Dyke Show (todas essas séries já foram comentadas nos meus textos anteriores). A família está feliz, todos unidos e se divertindo juntos quando do nada, uma míssil explode.

Esse foi o dia em que os pais de Wanda morrem. Ela e Pietro sobrevivem e ficam debaixo de uma cama para se protegerem quando cai um 2º míssil, mas esse milagrosamente não explode. Ele fica com uma luz piscando e pode se observar escrito nele “INDÚSTRIAS STARK”. Isso te lembra algo? No 1º episódio da série temos uma propaganda com a torradeira que faz total alusão a este momento. Wanda diz que sobreviveram aos dois dias por sorte do míssil não ter explodido, mas Agatha diz que ela usou um feitiço de probabilidade e por isso sobreviveu. Esse detalhe é importantíssimo porque pelo jeito Wanda já nasceu com os poderes e não os ganhou como foi dito em Vingadores: A Era de Ultron.

Elas resolvem abrir mais uma porta e ir a outro momento do passado da heroína. Elas chegam na época em que Wanda tinha se aliado a HYDRA. Nesse momento podemos ver o cetro usado por Loki. Cetro, esse, que possuía uma da Joias do Infinito, mas precisamente a Joia da Mente, o mesmo que vai parar na testa do Visão futuramente. Ela é usada como cobaia e todos antes que tentaram tocar no cetro morreram. Antes de se quer chegar perto do cetro, a pedra nele se solta e vai de encontro a Wanda. Ela toca na pedra, vislumbra a Joia da Mente e em um rápido momento vemos uma entidade com roupas parecidas com a da personagem nos quadrinhos. Ela desmaia e é levada para o isolamento.

Agatha diz que a Joia da Mente provavelmente amplificou os seus poderes, mas não explica também se Pietro ganhos os poderes assim ou se também já nasceu com eles. Passamos por mais uma porta e vamos ao momento em que Wanda já pertence aos Vingadores e que ela sofre pela morte do irmão. O fato da perda e por estar em outro país a deixou completamente sozinha. Nesse momento é que entra o Visão, servindo como uma boa companhia e a fazendo sorrir e fazendo sua vida seguir em frente a confortando do luto. “O luto nada mais é o que o amor que perdura”, lindo. Agatha extremamente irônica finge enxugar uma lágrima.

Agatha está chegando onde quer e cita que os pais estão mortos, o irmão está morto, o Visão está morto e que Wanda queria ter o seu amor de volta. Mais uma porta aparece e elas vão para o momento em que Wanda aparece na S.W.O.R.D para reaver o corpo do amado de volta. Ela voltou do Blip e quer fazer um funeral para o amado. Hayward a deixa entrar e logo em seguida ele mostra o corpo do Visão todo desmontado e sendo usado para pesquisa. Fica claro para mim nesse momento que Hayward sabe de todo o potencial da Wanda e que por um momento ele quer que ela faça o Visão voltar a vida. Ela diz que é incapaz disso. O que ele diz sobre levar 3 milhões de dólares de vibranium para ser enterrado é total entendível. Querendo ou não, Visão é feito de alta tecnologia e não daria realmente para deixá-lo ir embora.

Hayward deixa Wanda se despedir dele. Ela chega perto e diz que não pode mais senti-lo. Essa frase foi usada pelos dois nos filmes passados, o que deixa o momento digno de dor com aquela vontade grande de chorar. Wanda chora e vai embora conformada. Tenho que volta aos episódios anteriores e dizer que Hayward mentiu. Ele disse que Wanda invadiu e roubou o corpo do Visão a força. No episódio 5 eu comentei que ela tinha falado que ninguém mais ia tirar dela as coisas que ela ama e nesse momento ela olhou para o Hayward como uma indireta. Agora sabemos do que ela está falando.

Wanda vai embora desolada e ruma para Westview. Chegando na cidade, vemos várias pessoas, que passaram durante a série, vivendo o seu cotidiano até que ela chega no lugar onde tem um terreno vazio. Nesse momento ela nos mostra um papel. É a propriedade que o Visão comprou para os dois passarem os dias até envelhecerem juntos. Se você se quer teve a vontade de chorar aqui você é mais robô que o Visão. Ela cai em desespero e enfim vemos o momento em que ela remodela toda a cidade de Westview. Tudo veio por causa de sua dor interna. Ela emana sua energia vermelha pela cidade inteira e cria o Visão com uma energia amarela, a mesma cor da Joia da Mente. Coincidência? Não sei. Estamos agora no início da série e agora entendemos como tudo começou.

Agatha reaparece e parece já entender tudo. Wanda escuta seus filhos pedindo por ajuda e sai de suas memórias para a realidade. Ao ir para a rua ela se depara com a Agatha fazendo os gêmeos de refém. Ela diz que já sabe o que Wanda é, também diz que ela é muito perigosa e que deveria ser um mito. Ela diz que isso é Magia do Caos o que faria de Wanda uma Feiticeira Escarlate (até que enfim esse nome apareceu). Sobe os créditos.

Temos mais uma cena reveladora após eles. Hayward aparece dizendo que desmontaram e remontaram um milhão de vezes e que tentaram todo tipo de energia disponível quando o que precisavam era de energia direto da fonte. A câmera foca no drone que a Wanda mandou para fora do Hex e nele tem sua energia. Em seguida vemos o Visão em sua forma branca ganhar vida, mais um momento de fazer os fãs de quadrinhos urrarem. Descobrimos assim o que era o projeto CATARATA, referência a doença que ataca nossa “Visão”.

Visão Branco

Nos quadrinhos em um determinado momento Visão é sequestrado por uma organização. Wanda e os Vingadores vão atrás de resgatá-lo e ao chegarem no local encontram ele completamente desmontado. Hank Pym, o Homem Formiga original, consegue trazê-lo de volta em uma forma completamente branca. A diferença dos dois, além da cor, é que o Visão Branco é desprovido de sentimentos. Esse detalhe será importante nesse final de série e certamente teremos um embate entre os dois Visão.

O que é Magia do Caos?

Magia do Caos consiste em seu usuário usar a magia para mudar a natureza da própria realidade para se adequar à vontade do usuário. No momento, só direi isso. Sua origem é bem maior do que esse resumo, mas eu teria que entrar em detalhes que não interessam para a série no momento.

Magia Roxa

Essa coloração é a usada pela Agatha e em uma pequena pesquisa descobri que essa cor é dos usuários da Dimensão Negra. Esse é o território dominado por Dormammu, criatura que foi o principal inimigo do Doutor Estranho em seu primeiro filme. Provavelmente a origem de sua magia seja oriunda do livro mostrado no episódio anterior.

Doutor Estranho

Sabendo que toda a série Wandavision culminará no segundo filme do Doutor Estranho vale a pena mencioná-lo. Um pouco se especula sobre a aparição do personagem no final da série e não seria de total maluquice. Ele é uma das pessoas que lida com magia e poderia ser um grande aliado nesse final ou até mesmo um grande antagonista, dependendo de como as coisas irão se desenrolar.

Mephisto

A teoria de que Mephisto está por trás de tudo caiu um pouco com esse episódio, pois vimos que ela realmente fez tudo sozinha. Ela enfraqueceu mas não chega a ser totalmente descartada.

Agatha já estava em Westview?

Eu acho que não. Para mim ela foi para Westview no momento que sentiu os grandes poderes de Wanda. Ela foi atraída para entender o que estava acontecendo.

O que podemos esperar para o final?

Levando em conta que ele desemboca em Doutor Estranho: O Multiverso da Loucura, e sabendo que Wanda será uma antagonista dele, podemos esperar um final triste para a heroína. Acredito que seus filhos irão desaparecer, fato que deixará a Wanda mais fora de si ainda e já que ela é detentora da Magia do Caos, é capaz dela querer remodelar o mundo inteiro. Fato que pode dar origem aos X-Men e até mesmo ao Quarteto Fantástico (isso é pura especulação minha).

Podemos esperar também um grande embate entre os dois Visão e ganhando uma ajuda da Monica nesse processo todo, afinal não sabemos o que Pietro fez com ela após o final do episódio passado, mas podemos esperar que ela vai ajudar os protagonistas de alguma forma.