Wanda Vision – 1° e 2° episódios. SPOILER ALERT!

CONTÉM SPOILER

Depois de um 2020 sem nenhum filme da Marvel nos cinemas começamos 2021 com um alento para os fãs da Casa das Ideias. A primeira série escolhida para começar esse ciclo foi Wandavision. A série focará em Wanda Maximoff (Elisabeth Olsen), ou Feiticeira Escarlate para os íntimos, e no Visão (Paul Bettany). Os dois estão presentes em alguns longas do MCU e sabemos o que aconteceu com eles nesse trajeto. Acredito ser imprescindível que saiba ao menos o que aconteceu com cada um deles para ver a série.

Para começar falar do episódio em si tenho que contextualizar de onde a história começa. Sabemos que o Visão foi morto pelo Thanos em Guerra: Infinita e sabemos o quanto a Wanda sofreu com isso. Embora tenhamos visto o quanto ela é poderosa, ainda não vimos todas as extensões dos seus poderes. O leitor dos quadrinhos sabe que Wanda também possui o poder de moldar a realidade a seu bel prazer. Imagina o que uma pessoa com tal poder e sofrendo é capaz de fazer.

O meu objetivo nesse texto é tentar esmiuçar todos os acontecimentos, levantar teorias e possivelmente debater os rumos e o que está acontecendo. Recomendo ler o texto somente após ter visto o episódio ou caso queira ter uma leitura sem se importar com os spoilers.

Episódio 1

Sinopse: “Wanda e Visão tentam esconder seus poderes durante um jantar com o chefe de Visão e sua esposa”

Antes de dar play a primeira coisa que noto é o tamanho do episódio, esperava algo em torno de 50 min e 1h, mas o que vejo é o tempo de 30 min. Mais ou menos o mesmo tempo de uma sitcom. Esse tempo mais curto pode favorecer o desenrolar da trama sem criar barrigas ou enrolações.

O episódio começa com um formato de tela quadrado e em preto e branco com uma música e um tom completamente anos 50. Wanda e Visão estão casados e se mudando para o subúrbio norte-americano. A inspiração em ‘Jeannie é um Gênio’ e “A Feiticeira” é gigante. Mesmo que você nunca tenha visto, sabe do que estou falando. A comédia emulando essas séries mais antigas é perfeita. Um humor ingênuo com piadas bobas, mas que consegue te pegar e fazer rir.

Não demora muito e brevemente somos apresentados a personagem de Agnes (Kathryb Hahn). No caso, ela é a vizinha prestativa do casal, parecendo muito simpática e que pode ser uma grande amiga de Wanda. Ela é uma coadjuvante importante na série e vamos ver o que está reservado para ela. Pouco se sabe sobre a personagem até agora.

Como uma boa sitcom temos comerciais e o primeiro comercial mostrado é sobre uma tostadeira chamada ToastMate 2000. Nesse momento notamos algo que foge do preto e branco. A luzinha da tostadeira pisca em vermelho, sendo assim a primeira cor a aparecer mesmo que bem tímida. No final descobrimos que o utensílio foi criada pelas Indústrias Stark. O slogan que estampa a propaganda é “Esqueça o passado. Esse é o seu futuro”. Isso pode significar um próprio recado para a Wanda.

Nesse mundo vemos que o Visão trabalha em uma empresa de…, não sabemos em que exatamente e a princípio ninguém sabe. Sabemos apenas que o próprio trabalha rápido como uma máquina. Nesse momento, ele descobre que marcou um jantar em sua casa com seu patrão e sua respectiva esposa e não lembrava. Jantar esse, que nos traz momentos bem engraçados e dignos de uma comédia com plateia até culminar em um momento tenso sem que esperemos.

Esse momento fica tenso porque o chefe do Visão e sua mulher começam a fazer perguntas íntimas ao casal WandaVision como “onde se casaram?, Quando se casaram?” e os dois simplesmente não sabem responder criando um momento até mesmo um pouco assustador com o chefe se engasgando e sua mulher repetindo a mesma frase como se tivesse tudo bem e vemos sua cara mudar para um semblante aflito até que o Visão usa seus poderes para salvar o homem, e de repente fica tudo bem como se nada tivesse acontecido.

No final, o casal resolve que precisam ter alianças, uma data de casamento e até mesmo uma música que represente os dois. Dessa forma o episódio dentro do episódio acaba, sobem os créditos, a câmera se afasta e vemos alguém em uma sala de controle assistindo a TV e logo a desligando com um controle remoto. Quem será essa pessoa? Será que Wanda está participando de algum experimento? Saberemos mais pela frente.

Agora vou falar dos nomes falsos que aparecem nos créditos que sobem na tela apenas como curiosidade:

  • Babs Digby(produtor) → esse nome é uma referência ao programa “The Life of Riley”, que era uma sitcom em preto e branco dos anos 50 que tinha como personagens principais um personagem que se chamava Babs e outro que se chamava Digby.
  • Abe Brown(diretor) → esse é um personagem dos quadrinhos da Marvel, um herói marcial conhecido pela alcunha de Black Tiger. O que poucos sabem é que ele já apareceu como um dos estudantes no mesmo colégio do Peter Parker em Homem-Aranha: De Volta ao Lar e que ele não sumiu com o estalo do Thanos.
  • Leonard Hooper(roteirista) → o mais perto que achei foi um nome chamado Leonard James Hooper, que foi um diretor da agência britânica de inteligência de sinais. Não sei se esse nome tem algo a ver ou se foi apenas um nome jogado.
  • Os outros nomes não me trouxeram nada que valesse a pena.

Episódio 2

Sinopse: “Em um esforço para se encaixarem, Wanda e Visão fazem mágicas no show de talentos do bairro”

O episódio começa de uma forma bem engraçadinha mostrando o casal Wandavision com medo de uma árvore do lado de fora e eles usando seus poderes para se protegerem desse medo. A abertura começa e notamos que ela mudou. Agora está em formato de desenho animado, o que (pelo menos para mim) remeteu novamente a “Jeannie é um Gênio”. Com essa abertura podemos notar que o tempo passou e que saíram dos anos 50 para os 60. Notei isso por suas vestimentas, pela forma dos cabelos, arrumação da casa e pelo tipo de animação usada bem similar ao da época.

Dessa vez os dois estão ensaiando truques de mágicas para uma um show de talentos para ajudar as crianças e também para serem mais aceitos pelos vizinhos. Wanda se prepara para ir no comitê de planejamento e Visão se prepara para a reunião da vigilância do bairro. Tudo isso para parecerem mais enturmados.

Logo após isso Wanda escuta um barulho do lado de fora de sua casa e vai investigar, ao chegar ao seu quintal nota algo bem fora do normal. Um helicóptero de brinquedo está preso em uma planta, mas o curioso é que ele é bem colorido, o que faz destoar de toda a fotografia em preto e branco. Assim como ela, ficamos um pouco confuso sobre isso. Ela olha para uma janela em sua casa, mas nada é visto de concreto na cena. A música aumenta, a tensão cresce e logo é cortado por Agnes que chega para acompanhá-la até a comitê de planejamento. Esse trecho me lembrou demais o filme “A Vida em Preto e Branco” de 1998 estrelado por Tobey Maguire e Reese Witherspoon.

Nesse comitê, Wanda conhece uma personagem chamada Geraldine. Quem está por dentro de trailer, teaser, pôster, e outras mídias sabe quem ela é. Se não sabe, vou manter o sigilo por enquanto até que ela seja revelada quem é de verdade. Só vou dizer que ela já apareceu no universo dos filmes da Marvel e que provavelmente terá um papel de destaque em Wandavision.

Quando Wanda está sozinha com a desprezível dona do comitê acontece mais uma coisa bem estranha. Após a anfitriã ficar dizendo que ouviu coisas ruins sobre ela o rádio começa a chamar pela heroína e perguntar quem está fazendo isso com ela. O rádio quebra, a megera se machuca, mas parece que nada aconteceu.

Somos cortados para mais um comercial, esse bem mais estranho do que o primeiro. Nele diz que um homem nunca está vestido sem dois acessórios importantes: sua dama especial e o seu Strucker. Talvez você lembre desse nome, Barão von Strucker. Ele foi quem mantinha Wanda e seu irmão gêmeo Pietro como dádivas para enfrentarem os Vingadores em A Era de Ultron. Ele era um dos líderes da organização HYDRA que mais tarde foi a grande vilã de Capitão América: Soldado InvernalStrucker foi morto por Ultron, mas está se fazendo presente aqui. Será que o personagem voltará? O fim do comercial mostra o relógio com o símbolo da HYDRA e com o slogan “Strucker. Fará você ganhar tempo” e com a informação de ser feito na Suíça.

Enquanto isso Visão vai para a reunião da vigilância do bairro e para parecer um cara super legal e normal (pois ele não precisa comer) ele aceita um chiclete e acaba o engolindo acidentalmente. Esse chiclete afeta o seu sistema e faz com que pareça bêbado. Esse fato vai nos dar um dos momentos mais engraçados do episódio e da série até aqui.

Chegamos agora ao clímax do episódio com o Visão “bêbado” e tendo que fazer as mágicas no show. Ele sem freio começa a usar seus poderes deixando todos assustados e Wanda tendo que usar seus poderes para mostrar que tudo é um truque. Certamente o melhor momento e mais divertido até aqui. Dessa forma o casal conseguiu ser bem visto e aceito por seus vizinhos, inclusive a megera que parecia ser uma grande pedra dentro do sapato.

O dia teve um final feliz e ao chegar em casa os dois descobrem que Wanda está grávida. Novamente os dois escutam um barulho lá fora e vão investigar. Dessa vez aparece um homem vestido de apicultor cheio de abelha saindo de um bueiro. Wanda diz “não” e o vídeo é rebobinado até o momento que descobrem que está grávida. Os dois se beijam, Visão ganha cor e tudo que era preto e branco agora está colorido. O episódio acaba com uma voz perguntando quem está fazendo isso com ela.

Agora sabemos que a Wanda tem parte do controle sobre tudo o que está acontecendo, isso fica claro quando o vídeo rebobina devido a sua vontade. Ainda assim, algo maior deve estar por trás disso tudo.