Infâmia (1961)

Infâmia” foi um filme revolucionário e inovador. Estralo por duas grandes atrizes da década de 60 – que em sua maioria protagonizavam comédias românticas-, Audrey Hepburn (Bonequinha de Luxo) e Shirley MacLaine (Se Meu Apartamento Falasse). Com direção e produção de William Wyler (O Morro dos Ventos Uivantes) a trama se baseia na peça The Children’s Hour (A Hora das Crianças) de Lillian Hellman, que ficou em cartaz na Broadway de 1934 a 1936. Os idealizadores do longa foram extremamente ousados a partir do momento que a peça já havia sido censurada por conter um romance homossexual.

Na trama, Martha (MacLaine) e Karen (Hepburn) são sociais e professoras de um internato para meninas. Ambas são muito amigas há mais de 10 anos e moram juntas no local. Karen está noiva do médico Joe Cardin (interpretado James Garner) o que por algum motivo parece incomodar fulana. Quando uma menina mimada é contrariada pelas diretoras do internado resolve destruir a reputação das moças. Toda a confusão vira uma bola de neve a partir do momento que a avó das meninas começa a contar para a cidade toda o que a neta inventou, que as duas tem um romance. Assim, todos os pais tiram suas filhas da escola por medo da “má influência”. Lembrando que nos anos 60 as relações homo afetivas eram consideradas um escândalo. O mundo melhorou pós-revolução sexual na década de 70 mas até hoje para muitos é um tabu.

O telespectador passa o filme se perguntando se afinal a personagem tal é lésbica e apaixonada pela amiga, mas uma coisa é certa, as duas não possuem um relacionamento romântico. Se são gays ou não pouco nos importa, o que nos comove é como a sociedade é cruel e mais, como uma criança pode ver a vida de adultos ser destruída por suas mentiras e não fazer nada para impedir.

O longa contém como mote principal temas que são debatidos até hoje. Preconceito homossexual, lesbianismo, emancipação feminina, medo de conservadores de ter suas crianças perto de pessoas homossexuais, suicídio, cleptomania, megalomania, dentre outros. As lições do filme são claras, mentiras de uma criança mimada podem destruir a vida das pessoas, adultos fofoqueiros disseminam estas mentiras. “Infâmia” é filme obrigatório contra o preconceito.