Ford vs. Ferrari

Ao contrário do que o título sugere, esta não é a história do dia em que a Ford (carros americanos) derrotou a Ferrari (carros italianos) nas pistas automobilísticas. Claro que este momento está lá, mas esta é a histórias da parceria de sucesso entre dois velhos amigos muito diferentes, Shelby e Miles. A união faz a força e assim o texano Carroll Shelby (Matt Damon) se junta ao bronco inglês Ken Miles (Christian Bale) para criar o carro de corrida perfeito. Assim nascia o AC Cobra

Sinopse: “Durante a década de 1960, a Ford resolve entrar no ramo das corridas automobilísticas de forma que a empresa ganhe o prestígio e o glamour da concorrente Ferrari, campeoníssima em várias corridas. Para tanto, contrata o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon) para chefiar a empreitada. Por mais que tenha carta branca para montar sua equipe, incluindo o piloto e engenheiro Ken Miles (Christian Bale), Shelby enfrenta problemas com a diretoria da Ford, especialmente pela mentalidade mais voltada para os negócios e a imagem da empresa do que propriamente em relação ao aspecto esportivo”

O diretor James Mangold (Garota Interrompida) aproveita esta belíssima história real para mostrar como as grandes corporações, a ganância e o poder vêm “destruir” sonhos.  No mundo capitalista, o que importa é o lucro.São mostrados em cena vários ícones da década de 60, como é o caso da pepsi, outdoor da coppertone e a música do seriado “Jeannie é um gênio” saindo da TV.  O que nos faz sentir dentro daquele mundo.

Temos aqui um espetacular trabalho de equipe entre elenco, direção e roteirista. Ficamos totalmente envolvidos pelos personagens, torcemos muito durante as eletrizantes cenas de corrida e roemos as unhas na beira do assento mesmo já sabendo o que vai acontecer por ser uma história real.

Mat Damon (Gênio Indomável) está surpreendente, saem de seu personagem a maioria das cenas cômicas intencionais que são várias e tiram muitas gargalhadas do espectador. Há em Shelby também grande emoção e dramaticidade na medida certa, sem ficar piegas.  Christian Bale (Vice) não decepciona ao mais uma vez se transformar completamente em seu personagem, já sabíamos que ele era um camaleão.

Torcemos a cada minuto pela família Miles, composta ainda pela atriz Caitriona Balfe (Outlander) em excelente atuação como a matriarca e Noah Jupe (Um Lugar Silencioso) que vê em seu pai Ken um herói.  O elenco todo está totalmente convincente, no fim, quem sai ganhando é o público.

Com certeza, filme obrigatório para os fãs de carros e alta velocidade. Sem sombra de dúvida, um longa que irá agradar à todos, até mesmo quem nunca ouviu falar na história.