Você Já Viu Vagalumes?

Há pouco tempo eu enalteci bastante os recentes filmes turcos. Falei que não são perfeitos, mas que dá para notar nitidamente o seu crescimento. Ainda falta melhorar algumas tecnicalidades, mas que no quesito histórias emocionantes eles estão um passo a frente de muita gente por aí. ‘Você Já Viu Vagalumes?’ tem a ideia de seguir por esse mesmo caminho, mas dessa vez devo dizer que ele não me agradou.

Sinopse: Gülseren (Ecem Erkek) é uma jovem prodígio com espírito rebelde e irreverente. No meio de inúmeros conflitos políticos da Turquia, ela navega entre amor, perda e solidão enquanto uma grande mudança social ocorre em seu país. Mas sua natureza sonhadora e positiva não deixará nada abalar a autoconfiança”.

A minha opinião aqui pode soar muito caprichosa. Posso também tê-lo visto em um dia ruim da minha vida, o que me deixa muito mais chato e rigoroso do que o normal. Infelizmente, esse conjunto de fatos fez com que eu não o apreciasse da forma certa, talvez. Ele chegou a me irritar bastante e me fez ver defeitos em tudo. Uma outra conferida nele poderia melhorá-lo ou simplesmente poderia piorá-lo. O que escreverei em seguida será puramente com um espírito ranzinza.

A história desse longa era para ser uma grande jornada emocional a fundo da história da Turquia pelos olhos de uma mulher comum. Eu diria que era para ser algo épico, mas para mim não foi. Até temos alguns aspectos positivos aqui e ali, mas são poucos e nem saberia mencioná-los no momento. Tudo o que me vem na cabeça é a lembrança de acompanhar uma mulher que tinha tudo para ser grandiosa e não foi. Isso dá um grande tom de melancolia e tristeza no final.

Ele possui uma comédia bem pontual, mas é o drama que permeia toda a trama. A passagem de tempo e a mudança que isso traz para a protagonista junto com os seus familiares nos rendem momentos até interessantes. Já no seu final, a mudança é tanta e tão paródica que me lembrou o futuro que deu errado em De Volta Para o Futuro(1985). Uma região que era linda e bem cuidada, virou um ambiente de gente marginalizada.

Eu estou até agora tentando comprar essa protagonista, mas não consegui. A produção teve a audácia de escalar a mesma atriz para fazer a personagem adolescente na escola até bem idosa. Tacaram uma maquiagem nela e pronto: ela é idosa e todo mundo tem que aceitar. Sei que esse é um detalhe pífio, mas isso me tirou muito da história e isso ficou me incomodando demais. Se eu tivesse gostado da história, esse detalhe certamente não seria um problema.

Em um resumo, nem acho que ele seja uma obra tão ruim assim. Acho apenas que o dia não era bom e que o ranço se alastrou por ele. Em um dia melhor poderia ter gostado mais. Acredito que ele vá agradar todos que gostem de um bom drama turco. Em alguns lugares vi pessoas que choraram com ele, não foi o meu caso, mas se teve, é capaz do público geral enxergá-lo de uma forma que infelizmente eu não consegui. Veja e tire suas próprias conclusões. Recomendo bastante esse detalhe.

‘Você Já Viu Vagalumes?‘ se encontra no catálogo da Netflix.