Um Herói
‘Um Herói’ é o mais novo filme do diretor Asghar Farhadi que está chegando aos cinemas brasileiros. Em seu currículo ele tem ‘A Separação’ de 2011 e ‘O Apartamento’ de 2016, dois filmes que ganharam o Oscar de Melhor Filme Internacional. Essa sua nova obra foi a escolha do Irã para disputar o Oscar desse ano, mas não conseguiu vaga na premiação. Em compensação, foi o grande vencedor do prêmio Grand Prix de Cannes em 2021. Ou seja, independente do que for, acho válido conferi-lo.
Sinopse: “Rahim está preso por causa de uma dívida que não conseguiu pagar. Durante uma condicional de dois dias, ele tenta convencer seu credor a retirar a queixa, caso ele consiga pagar parte do que deve. Porém, as coisas não saem como planejadas.”
Eu não achei esse longa magistral, mas devo dizer que ele mexeu comigo. Ele toca em um assunto do qual sempre tive medo, mas que nunca expus para ninguém. Imagina se você é uma pessoa honesta e mesmo assim todos duvidam de você. O passado de uma pessoa pode ser usado contra ela em qualquer tipo de situação? Alguém que cometeu um erro não merece ter o devido respeito? Ela sempre será julgada por seus pecados mesmo fazendo uma boa ação?
Para responder essas perguntas nós devemos compreender a verdadeira índole da pessoa. O problema é que somente o público e as pessoas mais próximas conseguem ver isso. Outros personagens do longa não. Querendo ou não, isso mexe intensamente com nossos brios. Você acharia que uma pessoa que está presa seria capaz de um ato tão altruísta? Esse é o grande mote aqui. Em seu início, isso vira algo incrível, mas enquanto a projeção vai rolando a vida do nosso protagonista acaba virando um inferno.
Por sabermos de tudo, isso vai nos deixando nervosos a ponto de entendermos tudo o que o nosso protagonista precisa fazer para sair dessa situação. Algumas mentiras são criadas para um bem maior, mas quando descobertas acabam por deixá-lo em uma situação muito pior que antes. Essa é a genialidade empregada aqui. O que mexe mais é saber que, se ele não fosse tão honesto em seu início, talvez a vida dele desse certo. “Uma boa ação nunca sairá impune”, essa é a grande lição do filme.
Isso é cruel demais e sua sequência final só aumenta o sentimento de que ele não merecia passar por isso. Sem entregar o que acontece, peço que reparem no que a lente da câmera mostra. Duas situações antagônicas são colocadas no mesmo take: uma no plano da frente e outra mais ao fundo. Tudo isso com nosso protagonista agindo como agiu durante todo o longa. Retiro o que disse no início do texto. Ele é magistral sim.
Por muito tempo eu ouvi piadas sobre filmes iranianos. Como se eles fossem inteligentes demais para o público de cinema padrão. Gostaria que essa barreira fosse quebrada e que mais pessoas os vissem. Eles realmente são bons e merecem serem vistos. ‘Um Herói’ é uma ótima obra para começar. Ele até pode não ser tão rápido e dinâmico como outras obras por aí, mas ele tem uma ótima história sendo contada e isso já o torna obrigatório para os amantes de cinema.