The Night

O cinema iraniano há mais de uma década vem se popularizando através de indicados ao Oscar de filme estrangeiro, como é o caso de “A Separação” (2011), do diretor Asghar Farhadi. Porém, estes são filmes cult, para um público específico. Já “The Night”, é um filme de terror e suspense iraniano, o que aproxima o cinema oriental do ocidental. Muito mais palatável para o público comum, com uma narrativa completamente universal. Ele entretém, mantém a curiosidade e coloca o expectador em um lugar de desconforto pelo terror psicológico vivido pelo casal de protagonistas, com o qual, é fácil se identificar. Apesar de todos esses elementos, não é um filme corriqueiro de sustos fáceis e desenrolar cartesiano com desfecho redondinho. O diretor e roteirista Kourosh Ahari, nos deixa uma pequena liberdade para interpretações pessoais.

Na trama, o casal Babak (Shahab Hosseini) e Neda (Niousha Noor), são iranianos que moram nos Estados Unidos com sua filha ainda bebê. Após uma noite de bebedeira com amigos, Babak fica muito alterado para dirigir, o casal acaba passando a noite em um estranho hotel, onde são recebidos por um misterioso concierge. Ao longo da noite que parece interminável são atormentados por visões, sons e pessoas, ao ponto de duvidarem da própria sanidade. Segredos precisam ser revelados e há um mistério envolvendo uma nova tatuagem a qual o casal não sabe o significado.

 

O longa pode ser visto de várias óticas. A principal é compartilhada por qualquer pessoa que o assista. Um casal, um bebê e um quarto de hotel que parece assombrado. Além de Babak ter bebido bastante e fumado algo, o que nos faz questionar se ele está em pleno poder de suas faculdades mentais, fazendo referência a “O Iluminado. Há também a importante lição de pano de fundo de que segredos sempre precisam vir a tona ou ficaremos eternamente presos. Problemas de casais, o estranhamento do outro, e além de tudo, de forma bem sutil, o problema do imigrante árabe nos Estados Unidos, uma vez que mesmo falando a mesma língua parece que não há mútuo entendimento das necessidades e falta de proteção por parte as autoridades.

O chamariz do filme é o elenco, Shahab Hosseini ficou conhecido por “O Apartamento” e “A Separação”. Já Niousha Noor, está na série “Caleidoscópio” (2023) da Netflix. “The Night” entretém e mantém o espectador na beira do assento, porém, é mais indicado para um publico mais rebuscado de paladar refinado.  É um ótimo exemplo de como é possível fazer um excelente filme de gênero sem gastos exorbitantes. Um elenco pequeno e apenas uma locação dá conta do recado, através de um bom roteiro, boas ideias, bons atores e boa direção.