Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis era meu único filme da Marvel Studios que estava atrasado. Não vi nos cinemas e esperei o seu lançamento na Disney +. Esse é um dos heróis da Marvel que menos tenho conhecimento. Não lembro de ter lido nenhuma história com ele. Hoje em dia, tenho achado não conhecer determinadas coisas um bom negócio. Dessa forma, não perco meu tempo fazendo comparações e nem fico esperando determinadas coisas que se não vierem não vou ficar decepcionado. O que vem é inédito e facilita a assimilação dos acontecimentos.

Sinopse: “Shang-Chi é o filho do líder de uma organização criminosa poderosa. O rapaz foi criado desde criança para ser um guerreiro, mas decidiu abandonar esse caminho e fugiu para viver uma vida pacífica. Porém, tudo isso muda quando ele é atacado por um grupo de assassinos e se vê forçado a enfrentar seu passado.”

Shang-Chi me agradou bastante. Essa não é uma grande história que irá mudar minha vida e não é o tipo de história que irá mudar o Universo Marvel como um todo. É uma aventura bem contida com ótimas cenas de luta e com sua mitologia própria que não vai afetar outros personagens. O herói em si não me cativou tanto, mas comprei toda a ideia que foi mostrada. Isso o tornou uma obra bem honesta e de fácil compreensão sem precisar ser formado em “conhecimentos de super-heróis”.

Ele é tão contido que nem precisaria de algum outro personagem para mostrar que é o mesmo mundo passado junto com os Vingadores. Esse por sinal é um ponto negativo que tenho a relatar. A inclusão de alguns personagens sem motivo algum. Sem nenhuma função narrativa a não ser o “olha lá, ele apareceu naquele filme”. No meu ver, isso diminui a obra, pois parece que é preciso mostrar esses tipo de cameo sem função nenhuma só para atrair público. Apesar disso também temos a volta de um controverso personagem que até faz sentido e que se torna um grande alívio cômico para a aventura.

Um grande ponto positivo são as lutas. Por Shang-Chi ser um herói das artes marciais era esperado momentos com ótimas coreografias e isso nós temos. Ótimas sequências, algumas feitas até em cima de uma obra em construção em um prédio muito alto. O CGI ainda é bastante usado a ponto de saturar? Sim (isso tem sido um problema para mim), mas não compromete o resultado final e com isso conseguimos aceitar melhor o que nos é mostrado visualmente.

Queria rapidamente elogiar a Awkafina (Podres de Rico). Eu acho ela sempre ótima e aqui não é diferente. Seu timing para comédia é gigante e vê-la em tela é uma delícia. No mais, é isso mesmo. Um filme bem divertido que irá divertir quem for em busca de um bom entretenimento. A diversão é garantida e ele não parece nem um pouco cansativo. Ele ainda possui duas cenas pós-crédito: as duas ditam o que virá futuramente para os personagens inseridos nessa história.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis está disponível no catálogo da Disney +.