Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre

Eu sempre gostei de filmes adolescentes de romance e comédia, mas sempre os achei no máximo legais. Para minha surpresa, eu tive um carinho muito maior pela franquia de ‘Para Todos os Garotos’. Gostei do primeiro, achei o segundo mediano e posso adiantar que amei essa terceira e última parte. Esse último ainda é um filme que fala sobre adolescência, sobre o drama exagerado e também fala sobre amadurecimento. Os primeiros pontos me divertiram, mas o que me pegou nessa última parte foi a jornada de amadurecimento que deixou tudo muito mais pé no chão e crível.

Sinopse: “Lara Jean Covey está prestes a se formar e iniciar uma nova fase de sua vida. Durante duas viagens marcantes, ela começa a avaliar como ficará sua relação com a família, os amigos e o namorado após a formatura.”

 

Eu gosto muito da Lara Jean, nossa protagonista vivida pela Lana Condor (X-Men: Apocalipse). Ela é extremamente carismática e amável. Se fosse outra atriz no papel era capaz de não ter sido a mesma coisa. Ela é tão natural que parece que não está atuando, apenas está sendo ela mesma. Ela continua sendo uma adolescente com problemas bobos, e isso também faz a personagem ser mundana. Ela não é uma pessoa especial, ela é uma pessoa ordinária que passa pelo cotidiano como todo mundo.

Comecei o texto falando dela, pois ela é toda a alma desse longa. Incrível como a personagem cresceu em relação aos outros filmes anteriores. No início, era só uma menina que queria viver uma paixão, no segundo ela ainda tinha dúvidas sobre o amor e nesse terceiro ela sabe o que quer. Mesmo sabendo que sua vida amorosa pode dar errado, ela escolhe a melhor opção para ela. Isso é tomar uma decisão sensata, porque isso vai definir a vida dela para sempre.

O amadurecimento a que me referi foi ao fato de que ela não faz a escolha baseada apenas no que o seu namorado quer. Apesar de que fosse o que ela queria também no início, as coisas mudam e está tudo bem você agir diferente. O Peter, seu namorado vivido pelo Noah Centineo (O Encontro Perfeito) também tem uma grande função aqui. Ele tinha o sonho de ficar perto da namorada, tinha todo um plano para os dois, mas as coisas nem sempre funcionam como imaginamos. De início, ele não consegue aceitar, mas logo depois ele faz o que qualquer bom namorado faria: deixa ela ser feliz do jeito que ela quer.

Falando assim parece que não teve um final feliz. Lógico que teve. A diferença é que ele foi diferente e foi baseado em escolhas sensatas para todos. Esse certamente foi o melhor da trilogia, e o seu final conseguiu me deixar emocionado e com saudade dos personagens. Um mais carismático do que o outro.

Para os fãs da franquia temos um alento. A Netflix já está produzindo uma série spinoff baseada na irmã mais nova da Lara Jean, a Kitty, vivida pela Anna Cathcart (Esquadrão Bizarro). Ela se chamará ‘XO Kitty’ e já está em produção. Quem viu os longas sabe o quanto a personagem também é muito boa. Agora é só esperar para conferir se vai valer a pena. Acho que vai sim.