Love Film Festival

Love Film Festival

Brasil, Colômbia, 2014. 100 min.

Direção: Manuela Dias, Vinícius Coimbra, Bruno Safadi e Juancho cardona

Com: Leandra Leal, Manolo Cardona, Nanda Costa, Eduardo Moscovis


 

Este ambicioso projeto filmado em quatro países (Portugal, Brasil, Colômbia e Eua) durante seis anos (entre 2009 e 2014), falado em três idiomas e dirigido por 4 diretores, nada mais é do que uma romântica love story entre Luiza (a soberba Leandra Leal), uma roteirista brasileira e Adrián (Manolo Cardona), um ator colombiano, que se encontram em festivais de cinema ao redor do mundo.

Aqui o cinema é o principal condutor do roteiro (escrito por Manoela Dias e diretora do segmento “Chicago”) que faz um belo painel sobre a paixão que trafega entre a arte e as pessoas que trabalham com o meio. Cada segmento (ou cidade) ficou a cargo de um diretor cujo desafio era manter uma coerente linha narrativa entre os seis anos que a história se passa.

Muito do que vemos na tela são histórias que realmente aconteceram e foram vivenciadas por Manuela em mostras e festivais cinematográficos e estão diretamente relacionadas com o cinema autoral. Para reforçar esta imagem o espectador poderá identificar várias participações não creditadas de cineastas brasileiros (como Helena Ignez e Cláudio Assis), atentar para as homenagens à Nouvelle Vague de Godard (em especial na edição de “O Acossado”) e observar a entrega de um elenco afiado e carismático.

O romance global entre Luiza e Adrián é vibrante e não desaponta e consegue caminhar naquela linha tênue que separa a realidade da pieguice, mas está longe de arranhar a trilogia romântica idealizada por Linklater na série Antes do Amanhecer, do Por do sol e da Meia Noite.

No entanto “Love Film Festival” consegue transmitir as escalas de um casal que transformam o amor em uma experiência plena em um filme que sabe lidar com os extremos de maneira simpática e agradável.