First Cow – A Primeira Vaca da América

Não tem como olhar o título desse filme e não ficar minimamente curioso sobre o que se trata. Antes de saber um pouco mais sobre ‘First Cow – A Primeira Vaca da América‘, comecei a ouvir os borburinhos que o cercavam e o acompanhavam. Ao saber também que ele era produzido pela minha queridinha da A24, se tornou uma obrigatoriedade em minha lista. Embora tenha gostado dele como um todo, devo dizer que esperava um pouco mais. Talvez a expectativa tenha se sobressaído a realidade.

Sinopse: “Em 1820, nos Estados Unidos, os territórios pouco explorados do país oferecem muitas oportunidades e perigos aos viajantes. Quando os caminhos de um cozinheiro e de um chinês em fuga se cruzam, uma grande ideia nasce dessa amizade improvável. Eles se unem em um perigoso esquema para roubar leite de uma premiada vaca local – a primeira e única em todo o território”.

O meu grande problema com esse filme foi o fato dele ser altamente moroso e por diversas vezes bem escuro. Tive que forçar a vista em vários momentos para tentar entender o que estava acontecendo. Por muitas vezes só aceitava mesmo que não estava vendo nada. Sobre a lentidão em como ele é conduzido, me afetou também, mas não julgo esse o maior problema dele. As vezes é preciso ser lento para contar uma boa história que tenha um pouco mais de camadas dos personagens principais.

O seu mote principal demora a acontecer. Por ser longo tendo um total de 122 minutos, tive a impressão que muito dele poderia ser cortado e ter sido reduzido a algo mais dinâmico. Pode ser que a ideia tenha sido essa desde o início, mas acabei sentindo um cansaço no decorrer da projeção. Isso o torna um filme chato? Para a nova geração que quer ver tudo rápido e corrido, sim. Mesmo que eu tenha sentido esses problemas do qual citei, ainda assim me divertiu com sua ideia principal.

Não sei se esse subtítulo em português condiz com a verdade: ‘A Primeira Vaca da América’. Me custa acreditar que em pleno 1820 nos Estados Unidos isso seja verdade. Acredito sim que ela seja o primeiro espécime na região, considerada na história como um lugar inóspito e que está sendo desbravado justamente no momento citado. Esse é só um detalhe que pesquei, mas que não afeta a obra como um todo.

Apesar de sua morosidade e da sua escuridão, ele me soou vem divertido. A história fala muito sobre o famoso sonho americano. Os protagonistas buscam por isso, mesmo que passem por cima de regras não ditas. Conseguimos ver o problema em quem eles se metem a longo prazo. O seu final pode parecer aberto, mas ele simplesmente fecha o ciclo que é mostrado nas primeiras cenas do filme. Alguns nem vão se ligar nisso, então fique atento.