Encanto

Encanto” segue a nova fórmula de filmes da Disney. Com temas relevantes e atuais como aceitação, cultura e família. Mais uma vez a protagonista não é uma princesa, tornando a identificação dos expectadores muito mais plausível. Com músicas cativantes e piadas engraçadas fica fácil de divertir o público de todas as idades. As crianças se divertem e os adultos entendem as nuances mais complexas do enredo

 

Na trama Mirabel é integrante da família Madrigal de imigrantes colombianos que foram para os Estados Unidos. Todos os Madrigal possuem algum dom mágico menos Mirabel que tenta não se abalar com isso. Quando a magia e a casa da família começam a ser abaladas, cabe a Mirabel resolver ou piorar os problemas.

 

Dentre os personagens temos uma mulher fisicamente muito forte, uma muito bonita que tenta ser perfeita e uma sonhadora e trabalhadora que não parece ter nenhum talento em especial. A lição aqui é clara, todos são importantes e talentosos mesmo que não seja algo berrante.

 

Há também uma leve crítica sobre negacionismo e a mania das pessoas de terem raiva de quem anuncia algo ruim como se este fosse o responsável pelos acontecimentos. Mais uma vez a Disney aposta em mostrar diferentes povos e culturas instruindo o público além de diverti-lo.