DOLITTLE

A origem do personagem Dolittle data de 1920 criado por Hugh Lofting. Ele escreveu 20 obras do personagem no total (1920 – 1952). Em 1967 tivemos a primeira versão no cinema chamada O Fabuloso Doutor Dolittle que era fiel aos livros. Em 1998 ganhou uma versão estrelada por Eddie Murphy chamada Dr. Dolitle da qual fez muito sucesso, mas transpondo o personagem para a época atual e fugindo um pouco de suas origens. Ele ganhou uma continuação em 2001 chamada Dr. Dolittle 2. O tempo passou e em 2020 a Disney resolveu ressuscitar a franquia e entregar nas mãos de Robert Downey Jr.. Dessa vez tentando voltar as suas origens.

Sinopse: “O Dr. Dolittle vive com uma variedade de animais exóticos e conversa com eles diariamente. Quando a jovem rainha Victoria fica doente, o excêntrico médico e seus amigos peludos embarcam em uma aventura épica em uma ilha mítica para encontrar a cura.”

Esse filme foi massacrado pela crítica e como já falei antes, toda vez que eu vejo um filme sabendo disso a minha expectativa abaixa ao ponto de minimamente curti-lo. Ele é uma aventura infantil cheia de aventuras e percalços mas que é privado de emoção. Acredito que esse seja o maior crime dele. O trailer me emocionou bem mais. O arco de Dolittle para a busca de uma razão para viver após a morte de sua esposa é bem fraco.

Esse não é único ponto negativo. Claramente ele foi todo picotado na linha de edição. No trailer mesmo vemos cenas que não foram para a versão final. O clamor por diminuí-lo deve ter atrapalhado bastante a história como um todo. As coisas acontecem do nada e muito rápidas. Uma pena, poderia ter sido melhor. Outra coisa que me incomodou muito foi o CGI dos animais. Deve ter dado um trabalho tremendo e para mim ainda não soou da melhor forma possível. Me incomodou demais e acredito que será um exemplo de trabalho que vai envelhecer mal.

Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) é o astro aqui, mas senti ele no automático. Fazendo o mesmo que vemos por aí e para mim o excesso de CGI deve ter prejudicado sua atuação. Imagina estar sozinho no set cheio de marcações e tendo que imaginar todos os animais com que está falando. O elenco de vozes é gigante e temos nomes como Emma Thompson (Razão e Sensibilidade), Rami Malek (Bohemian Rhapsody), John Cena (Bumblebee), Octavia Spencer (Histórias Cruzadas), Tom Holland (Homem-Aranha: De Volta ao Lar), Ralph Fiennes (O Jardineiro Fiel), Selena Gomes (Resgate em Alta Velocidade) entre outros.

Mesmo com todos esses problemas ainda dá pra curtir a história? Dá sim. Ele é bem voltado para o público infantil mesmo. Elas são o verdadeiro público dele e claramente é o tipo de filme que passará nas tardes de domingo e que fará a família toda ver junto e unida. Fico triste porque queria amar e me emocionar, mas não foi o que aconteceu. Saiu quase como qualquer coisa. Vi, absorvi e já o deixei pra lá. Recomendo mais para as crianças mesmo.

No momento, se encontra no catálogo do TelecinePlay.