Cabras da Peste

‘Cabras da Peste’ é uma produção original nacional da Netflix lançada em março de 2021. Ele é estrelado por Matheus Nachtergaele (O Auto da Compadecida) e Edmilson Filho (O Shaolin do Sertão). Esse é aquele tipo de filme que teria de tudo pra eu vir aqui e falar mal. Para surpresa geral da nação, consegui me divertir bastante com ele. Não que ele seja maravilhoso e que deva figurar na lista de melhor de todos os tempos de alguém, mas posso dizer que me entreteve.

Sinopse: Bruceuilis, um policial do interior do Ceará, viaja até São Paulo para resgatar Celestina, uma cabra considerada patrimônio de sua cidade. Na capital paulista, ele encontra Trindade, um escrivão da polícia que decide sair do marasmo de seu trabalho e ajudá-lo na aventura, mesmo não sendo sua especialidade.”

Esse filme me conquistou desde o início e graças a versão forró de ‘The Heat is On’ de ‘Um Tira da Pesada’. Ela ficou como ‘Calor do Cão’ e é cantada por Gaby Amarantos com a participação de Junior Groovador. Eu diria que essa versão é puro suco do Brasil e de cara me fez rir. O que veio depois pela frente me fez sorrir com uma naturalidade muito grande. Consegui aceitá-lo como uma comédia escrachada sem se levar a sério nem um pouquinho.

Por esses detalhes que acho que assistir a um filme e gostar ou não depende de milhões de variáveis. Se eu o visse em um outro dia talvez não tivesse me divertido tanto com ele, mas eu estava sim em um dia bom. Como falei, ele não é uma grande obra. Longe de ser algo memorável e longe de me fazer indicar seriamente para alguém. Ele possui aquele humor fácil do qual tanto reclamo por aqui. A diferença é que comprei os personagens muito rapidamente e isso me fez simpatizar com ele mais do que deveria.

Não tenho muito mais o que falar. É uma comédia que certamente vai alegrar os mais frouxos com o riso. Poderia focar e falar mais sobre as partes técnicas, sobre as atuações, mas a verdade é que aqui esses detalhes não importam. O grande lance é abraçar a galhofa e as situações incríveis em que nossos protagonistas são colocados. Vai ter gente que vai dizer que odiou ele e provavelmente terá razão em seus argumentos, mas eu já estou com o meu pano preparado para passar por ele.

‘Cabras da Peste’ se encontra no catálogo da Netflix.