Aos Teus Olhos

Dizem por aí que um crítico de cinema é um cineasta fracassado. Não posso afirmar pelos outros, mas por mim isso tem um fundo de verdade. E caso eu fosse embarcar nessa carreira, certamente nunca faria um filme sobre pedofilia. Acredito ser um tema muito forte e que tem que ser contado com uma certa delicadeza, pois o assunto incomoda, e muito. Só de imaginar que isso é um perigo real que as crianças passam todos os dias, já da até um frio na espinha. É com essa temática pesada e atual que temos o novo filme de Carolina Jabor (Boa Sorte).
Sinopse: “Querido por todos, Rubens é um professor de natação que dá aulas para pré-adolescentes em um clube. Ele enfrenta problemas quando um de seus alunos diz à mãe que o professor lhe deu um beijo na boca no vestiário.”


Sempre gosto de assistir filmes sem saber do que ele se trata inicialmente (que é exatamente o caso aqui), pois ver trailers e sinopses podem acabar com um pouco da graça e estragar algumas surpresas. No momento que eu entendi do que seria a história desse longa, eu fiquei tenso e incomodado. Fiquei curioso e a partir dali eu queria saber a qualquer custo se o personagem principal era culpado ou não. Mesmo que fiquemos em dúvida durante boa parte do longa, no final sabemos a verdade, seja ela dúbia ou não.
Como se já não bastasse o assunto ser a pedofilia, temos um outro assunto durante o filme que me chamou atenção e que também deve ser debatido. Até que ponto devemos compartilhar informações em mídias sociais sem antes sabermos se tais acusações são reais ou não? Sabemos que chegar para alguém, apontar o dedo, falar mal dela, dizer que fez isso e aquilo, e acusá-la de algo é muito fácil. E se a pessoa for inocente? Imagina que transtorno isso trará para a vida dela.
Vencedor do Festival do Rio de 2017 em várias categorias como melhor filme do júri popular, melhor roteiro e melhor ator, aqui interpretado por Daniel de Oliveira (Cazuza: O Tempo Não Para), e vencedor também de outras mostras de cinema, temos aqui um ótimo filme nacional que vale a pena ver. Mesmo que não seja um filme fácil de ser digerido. Acredito que sua história seja o suficiente para nos mantermos tensos e preocupados com o decorrer dos acontecimentos e assim tirarmos nossas conclusões.
PS: Vejam o filme A Caça, de 2012 com Mads Mikkelsen. Excelente filme que possui a mesma temática.