Turma da Mônica – Lições

Não adianta, toda vez que eu for falar sobre Turma da Mônica vou dizer que aprendi a ler com as revistinhas da turminha. Tenho certeza que se procurarem minha resenha de Turma da Mônica – Laços (2019) estarei falando sobre isso. Tenho muito orgulho desse fato, inclusive falo isso para todo mundo quando tocam no assunto. Como podem ver sou um grande apreciador dos personagens e um grande admirador de Maurício de Sousa, criador de todos eles. Dito isso, é com um grande sorriso no rosto que digo que Turma da Mônica – Lições é uma das melhores coisas desse ano de 2021. O ano já to no fim, mas ainda temos um respiro.

Sinopse: “Em Lições, Mônica (Giulia Benitte), Cebolinha (Kevin Vechiatto), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira) fogem da escola. Agora, terão que encarar as suas consequências, e elas não serão poucas. Nesta nova jornada, a turma descobrirá o real valor e sentido da palavra amizade.”

 

Assim como Laços, Lições também é baseada em umaGraphic Novel da MSP (Maurício de Sousa Produções) escrita pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi. Desde já, recomendo que leia as duas, caso ainda não tenha feito. Garanto que é uma obra única e apaixonada dos personagens. Agora falando sobre o filme em si. Ele me deu tudo o que eu não sabia que estava precisando. Ele me fez rir, me emocionou (chorei mesmo), me fez pensar e me fez sentir nostálgico ao ver meus queridos personagens na tela.

Ele ainda é um longa infantil, mas ele consegue ir além onde não vi em nenhuma outra obra do gênero antes. Ele fala muito sobre a transição da infância para a vida adulta. Devemos ter mais responsabilidades com nossos atos e consequências. O mais legal disso tudo é que ele ensina que para ser adulto, não precisamos deixar o nosso lado criança totalmente de lado. Junta isso com o grande poder da amizade e temos uma química gigante que vai nos fazer suar pelos olhos.

Tudo isso nos é mostrado de um jeito simples e emocional. O título de “Lições” não é por acaso. Todos os personagens aprendem algo aqui, tanto as crianças quanto seus respectivos pais também. O curioso é que a história começa porque a turminha esqueceu de fazer uma lição de casa. Não é a toa, porque a partir daí cada um entrará em sua jornada de amadurecimento sem deixar seus verdadeiros valores de lado. Mônica em uma nova escola, Cebolinha em uma fonoaudióloga, Cascão entra para a natação e Magali entra em um curso de culinária para aprender a lidar com sua ansiedade e compulsão por comida.

Além de toda essa história de aprendizado e amizade ainda temos diversas participações especiais e inserção de vários personagens queridos dos quadrinhos. Lógico que o nosso Stan Lee brasileiro também iria aparecer aqui. A participação do Maurício de Sousa é muito legal e com uma fala bem engraçada envolvendo suas criações. Além dele também temos a aparição de Mônica Sousa, sua filha e a pessoa em quem ele se inspirou para criara nossa protagonista. Entre os novos personagens temos também o Franjinha, Humberto, Do Contra, Milena, Marina, Tina, Rolo, Mingau e muito mais. Todas essas aparições me deram um quentinho no coração e fez com que o nome e a ideia “Turma da Mônica” em si se tornasse mais real.

Não é preciso ter visto Laços antes desse. Dá para compreender tudo perfeitamente, mas acho que todos deveriam ter o dever moral de ver os dois. Lições é lindo demais. Consegue ser infantil e adulto ao mesmo tempo. Perfeito, se levar em conta que já tem várias gerações que acompanham essa turma da terra do Limoeiro. Por falar nisso, a retratação da cidade é impecável e nos transporta diretamente para as revistinhas. No meio dos créditos temos um prenúncio do que virá pela frente e digo que parece que mais um personagem muito querido irá ganhar vida na telona.