Druk – Mais Uma Rodada
Druk – Mais Uma Rodada foi o filme escolhido pela Dinamarca para disputar o Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira em 2021 e…ganhou. Dirigido por Thomas Vinterberg e estrelado pelo maravilhoso do Mads Mikkelsen, eles repetem a dobradinha que fizeram com A Caça (2012), outro longa que já recomendo desde já por aqui. Enquanto A Caça é imperado pelo drama, Druk é predominado pelos momentos divertidos, mas sem deixar o drama de lado.
Sinopse:“Quatro amigos, todos professores do ensino médio, testam a teoria de que melhorarão suas vidas mantendo um nível constante de álcool no sangue.”
A premissa desse filme é maravilhosa. Ao perceber que suas vidas estão tediosas e até mesmo afetando suas vidas profissionais, um grupo de amigos resolve testar uma teoria. Um filósofo norueguês diz que o ser humano tem um deficit de 0,5% de álcool no corpo. Com isso eles resolvem beber essa quantidade de álcool diariamente para ver como irão se comportar. A princípio tudo corre as mil maravilhas até começar os problemas devido a algumas embriaguez indesejadas.
Ele é um filme que nos mostra as coisas boas e más que a bebida nos traz. Ele não tenta dar uma lição de moral e nem tenta ser politicamente correto. Só mostra as coisas que poderiam realmente acontecer e como cada um lida com a bebida. Enquanto uns ficam mais sociáveis, outros podem até mesmo acabar com suas vidas devido ao excesso de álcool. Durante o decorrer da projeção temos diversos momentos divertidos com esses personagens, mas também temos os momentos de reflexão onde o drama chega um pouco mais pesado o deixando muito emocional.
Incrível com Mads Mikkelsen é um ótimo ator. Algo que percebi há pouco tempo é que nos Estados Unidos o ator, em sua maioria, só faz papel de vilão e em sua terra natal, a Dinamarca, ele só faz papel de pessoas gente boa. Ver sua interpretação aqui é muito satisfatória. No início ele realmente parece ser um cara muito chato e monótono e se torna uma pessoa muito mais alegre e pra cima no decorrer do longa. Toda essa interpretação culmina em uma cena já no finalzinho que já considero clássica para o cinema. Vê-lo dançando se tornou um dos meus melhores momentos do cinema em 2021.
Uma cena que me divertiu muito também foi quando mostra os políticos em vídeos reais visivelmente bêbados. Isso realmente me fez soltar uma gargalhada inesperada. Esse filme é uma verdadeira ode a amizade. Mesmo que isso fique somente no background. A história também é sobre esse laço entre esses 4 amigos que estão em um momento delicado de suas vidas. Recomendo bastante, mas vou dizer baixinho aqui para ninguém ouvir. Acho que Quo Vadis, Aida? deveria ter ganho o Oscar no lugar de Druk. Esse segredo é só nosso.
Druk – Mais Uma Rodada se encontra no catálogo do TelecinePlay