WiFi Ralph
Com o sucesso de Detona Ralph (2012), uma sequência era óbvia. Mesmo assim, ela só chegou com 7 anos de atraso. Mantendo toda a equipe técnica como diretores, escritores e vozes do primeiro longa, enfim a sua continuação está vendo a luz do dia. E já era sem tempo, porque me lembro muito de ter amado o original por suas diversas referências ao mundo pop, principalmente dos que cresceram jogando videogames, e ainda assim contando uma história original que conseguiu atrair crianças e adultos e fez com que todos se divertissem.
Sinopse: “Ralph, o mais famoso vilão dos videogames, e Vanellope, sua companheira atrapalhada, iniciam mais uma arriscada aventura. Após a gloriosa vitória no Fliperama Litwak, a dupla viaja para a world wide web, no universo expansivo e desconhecido da internet. Dessa vez, a missão é achar uma peça reserva para salvar o videogame Corrida Doce, de Vanellope. Para isso, eles contam com a ajuda dos cidadãos da Internet e de Yess, a alma por trás do Buzzztube, um famoso website que dita tendências.”
Embora seja um pouco inferior ao original, ele ainda é uma ótima animação. Impossível não se divertir nesse mundo dos personagens de videogames invadindo a internet. Só essa premissa dá margem para milhões de coisas. Em 2018 tivemos Jogador nº 1 que nos mostra uma sinopse parecida com essa aqui. Trazendo referências de vários universos para quem é aficionado por cultura pop em geral. E aqui, nos é mostrado tudo o que os direitos autorais não deixaram mostrar no outro. Por ser um filme Disney, temos Star Wars, Marvel e muitos personagens da própria Disney, incluindo todas as suas princesas. E essas nos trázem um dos momentos mais divertidos já feitos para quem é fã delas.
E não temos aqui somente um longa para nos mostrar referências. Também temos história e um aprofundamento dos personagens principais, fazendo-os crescer como “pessoa” e mostrando que nem tudo é como queremos que seja. Se amamos alguém, temos que deixá-la fazer o que é melhor para ele, mesmo que isso nos afaste um pouco. Mas o mais importante é saber que apesar da distância, ainda pode existir alguém que sempre irá te amar, não importa os percalços da vida. Nem sempre poderemos ficar junto dessas pessoas, mas é importante mostrar que nos importamos e estamos sempre ali.
Um ótimo filme para toda a família. Certamente pude observar crianças e adultos rindo juntos, o que pra mim é simplesmente maravilhoso e democrático. Aproveite essa época de férias e leve seu filho, sobrinho, afilhado, seja o que for, para ver essa linda obra cinematográfica. Temos uma cena durante os créditos de um trecho que foi cortado na montagem final, mas que está nos trailers que me fez chorar de rir pela maldade e ao mesmo tempo inocência do que está sendo mostrado. Vá e se divirta.