Escape Room

Para quem não sabe, Escape Room é um modo de entretenimento que tem se tornado moda pelo mundo afora. Criado em 2006 na Califórnia, Silicon Valley, consiste em confinar pessoas em uma sala fechada e propor enigmas para os participantes conseguirem desvendar, e assim usarem dessa forma, a inteligência para conseguir “escapar da sala”. E porque não pegar uma moda momentânea e transformar em um thriller? Até demorou para termos um filme que abordasse esse assunto. Só que aqui as coisas não são de brincadeira e acabam se tornando sérias demais.

Sinopse: “Passando por momentos complicados em suas respectivas vidas, seis estranhos acabam sendo misteriosamente convidados para um experimento inusitado: trancados em uma imersiva sala enigmática cheia de armadilhas, eles ganharão um milhão de dólares caso consigam sair. Mas quando percebem que os perigos são mais letais do que imaginavam, precisam agir rápido para desvendar as pistas que lhes são dadas.”

Toda vez que vejo um trailer de filmes desse tipo, automaticamente já reviro o olho e penso: “mais um filme chato e clichê”. Com isso em mente fui ver sem expectativas e pasmem, adorei. Não se enganem, ele é clichê demais, mas sendo bem trabalhado acabou sendo ótimo. Mesmo com alguns personagens óbvios que já desvendamos no início como o vilão que não sabemos que é o vilão, a pessoa que sabe tudo e explica tudo para o espectador, a heroína inocente que é muito inteligente e o herói bobalhão que cresce com a experiência.

O grande atrativo aqui são as sequências dentro das salas do título. Uma consegue ser melhor e mais criativa que a outra, e dou destaques para duas que eu gostei muito: a sala do bar onde está tudo de cabeça pra baixo e a sala onde tem uma televisão gigante em estática. Aos poucos eu fui ficando imerso a cada sala, de uma forma igual ao dos personagens. Comecei não levando a sério e no final queria saber até onde daria isso tudo. E como todo os filmes desse tipo, temos uma revelação que não esperávamos. Tudo cliché e bem maravilhoso.

Lembrando muito filmes como Jogos Mortais (menos sangrento) e O Cubo, ele tem tudo para fazer grande sucesso como franquia. Lógico que depende do sucesso de bilheteria. Se conseguir pode esperar pelo menos 5 desses por aí. O final dá completamente margem para isso e se souberem fazer algo sempre novo sem se tornar genérico, pode ser que realmente tenham uma mina de ouro na mão. Fui sem expectativa e voltei feliz, não tenho como querer algo melhor do que isso.