Você Nem Imagina

‘Você nem Imagina’ foi lançado pela Netflix em maio de 2020 e teve bastante críticas positivas sobre ele. A direção é de Alice Wu, que também é responsável pelo roteiro. Ela não tem uma grande carreira no meio, mas mostrou competência e segurança com essa obra. Ela nos mostra uma história adolescente com alguns clichés do gênero, mas que mesmo assim soa completamente novo em se tratando de histórias com romances da puberdade. Embora não tenha me agradado como um todo, consigo extrair motivos para ele ser visto.

Sinopse: “Em Você Nem Imagina, Ellie Chu (Leah Lewis) é a típica aluna deslocada que possui o hábito de fazer a lição de casa de seus colegas por dinheiro para contribuir com as contas em casa. Secretamente, ela possui uma paixão pela bela Aster Flores (Alexxis Lemire). Quando Paul, um jogador de futebol, se aproxima de Ellie para pedir ajuda para escrever uma carta de amor para sua amada, ela entra em conflito.”

O grande motivo de eu não ter gostado tanto dele assim foi por achá-lo um pouco sem alma. Nos são mostradas muitas cenas introspectivas beirando o cinema indie, e isso não fez com que eu me apegasse a eles. Antes que alguém pense, o problema não é esse. O grande problema é eu chegar no final e não sentir absolutamente nada pelos protagonistas. Tanto fez para mim o destino de cada um. Faltou um vínculo afetivo com cada um deles para que no clímax, tivesse um pesar maior e que ficássemos tristes ou até mesmo esperançosos por eles. No grande momento, eu só consegui sentir uma vergonha alheia por suas decisões.

O engraçado é que se ele tivesse sido levado mais para o humor, teria sido tudo melhor. Ao não se definir exatamente, seja como comédia, seja como drama, afeta esse final, pois não sabemos exatamente como reagir. Isso peca toda a jornada dos protagonistas. Até mesmo a discussão entre cristão e ateu poderia ter sido melhor e mais explorada. O fato de nossa protagonista ser ateu e gay em um grupo de pessoas altamente católicas poderia dar um pano para a manga. Somos relegados a apenas uma cena que não tem uma consequência posterior.

O que o torna digno de ser visto é o fato de tratar o amor como algo corriqueiro. O amor é algo comum que todos sentimos, que sofremos e que ainda assim, seguimos em frente. No início é frisado que ele não é sobre uma história de amor com um final feliz. Pelo menos não como esperamos. Ele mostra a realidade de como as coisas são, ainda mais com você sendo um adolescente. O que nos resta após não termos o amor correspondido? Apenas seguir em frente. Por muitas vezes o melhor está reservado para o futuro. É duro, é difícil, mas a vida continua e sua vida não será pior sem a pessoa que você almejou. Gosto de como isso é resolvido e que nem tudo está perdido.

Olhar por essa ótica deixa o filme certamente melhor e acredito que seja o melhor jeito. Esperar por uma comédia cheia de clichés e situações engraçadas irão só decepcionar. Até temos alguns momentos assim, mas eles são pontuais e divertem, mas não é sobre isso. Ele teria uma importância muito maior para mim caso tivesse conseguido dosar a empatia com os protagonistas com os acasos da vida. Isso fez toda a diferença quando chegou ao clímax. Achei que foi algo desperdiçado que poderia elevá-lo demais em qualquer quesito. Talvez essa não fosse a intenção desde o início.

Você Nem Imagina se encontra no catálogo da Netflix.^