Umami

A maioria das pessoas lembra do filme “Biutiful” estrelado por Javier Bardem e dirigido por  Alejandro González Iñárritu. Ou até mesmo “Cidadão Kane” de Orson Welles e seu rosebud. “Umami” é um desses filmes que contêm em sua narrativa a busca pelo significado de uma palavra. Estrelado por Gerard Depardieu, dirigido e roteirizado por Slony Sow , este longa é capaz de emocionar, levantar questionamentos, divertir e ainda trazer importantes lições de vida, sendo indicado para todos os públicos.

A forma de filmar é ponto alto, duas histórias em paralelo, que a princípio parecem não se juntar. Na França, um chefe de cozinha de um restaurante renomado é casado, tem dois filhos, mas é infeliz. Ao sofrer um enfarto começa a questionar sua vida, e parte em busca de tempos melhores. Na China, uma jovem, neta de um chefe de cozinha de modesto restaurante vive extremamente infeliz. O diretor faz belo paralelo entra ambas histórias que irão se cruzar, jovem e idoso, ambos infelizes por motivos diferentes, belas músicas e transições dão o tom da trama.

 

O filme oferece diversas lições, se não sabe para onde ir, retorne ao passado, nunca é tarde para recomeçar. A culinária é linguagem universal e as vezes elementos que parecem não combinar se completam, causando perfeita harmonia.