The Old Guard

The Old Guard estreou na Netflix em 10 de julho e já é um dos maiores sucessos do streaming. Em apenas 48 horas do lançamento já tinha alcançado a marca dos 10 filmes mais vistos do serviço. Apesar de não darem os números completos, sabemos que muitas pessoas já o viram. Baseado na HQ de mesmo nome e criada em 2017 por Greg Rucka (que não por acaso também escreve o roteiro do longa), já se torna uma possível grande franquia que estou ansioso para seguir, visto o quanto esse filme me deixou animado.

Sinopse: “Em The Old Guard, Andy (Charlize Theron) e seus companheiros formam um grupo de soldados que possuem a inestimável virtude da vida eterna. Eles vivem através dos anos oferecendo seus serviços como mercenários para aqueles que podem pagar, se passando como seres humanos comuns dentre os demais. No entanto, tudo muda com a descoberta de que existe uma outra imortal que atua como fuzileira naval.”

O que eu vi foi muito animador. Achei que seria algo legal, mas não que fosse gostar tanto a ponto de já querer saber ainda mais desse mundo que foi contado apenas uma parte. Pra quem gosta de ação, ela está bem presente também. Lutas bem coreografadas e até mesmo com violências bem gráficas a ponto de você ter certo nervoso pela cena mostrada. Graças ao sucesso da franquia John Wick, percebemos uma melhoria gritante em relação a cenas de ação. O nível apresentado lá, segue aumentando e isso é ótimo para o espectador e para o cinema em si.

Um dos motivos de também ter comprado rapidamente a história foi o fato de me afeiçoar rapidamente a cada um dos personagens. Nada como um roteirista bom, experiente e que conheça os seus próprios protagonistas. Toda a angústia sentida por viver por tantos anos é passada para nós. Quem nunca sonhou com a imortalidade? Mas já pensou o quanto de sofrimento você vai carregar com isso? Ver seus amigos e parentes, até mesmo seu amor morrer durante a passagem dos anos enquanto você apenas segue adiante sem a perspectiva de um fim. Uma coisa é certa: a hora de todo mundo vai chegar, só não sabemos exatamente quando.

Gostei tanto que quero para ontem uma continuação. Escutei por alto que poderia ser o início de uma série, mas não acredito que vá ser. Se houver (e tenho certeza que vai ter) será uma continuação como um novo longa-metragem. Tivemos um encerramento, mas olha quantas pontas soltas são deixadas para nós. A antiga amiga chinesa de Andy, o primeiro imortal que foi morto ou até mesmo a história de Joe e Nicky que por si só já daria um grande filme. Charlize Theron, disse que antes de qualquer coisa precisa descansar. Descanse o tempo que quiser e volte logo.

SPOILER, SOMENTE PARA QUEM JÁ VIU O FILME:

Algumas curiosidades lançadas na história e que fui em busca de respostas:

– Qual a idade de Andy (personagem vivida por Charlize Theron)?

R: Ela não diz, mas ao buscar informações, achei que ela teria pelo menos 6000 anos de idade. Esperemos essa confirmação.

– O que aconteceu em São Paulo em 1834?

R; Se você já viu, aposto que foi correndo no celular ver o que aconteceu nessa época. Se não viu eu digo que não houve nada de muito importante para a história, apenas um Ato Adicional, que se equivale a uma Emenda Constitucional da época. Só podemos crer que agiram em tal segredo que ninguém nunca soube ou que essa seja apenas uma grande piada feita pelos roteiristas, a que me soa mais verdadeira no final.