Professor Polvo

Professor Polvo é um lindo documentário produzido pela Netflix. Foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário nesse ano de 2021 e saiu vencedor da categoria. Essa conquista é mais do que o suficiente para convencer qualquer pessoa de conferi-lo. Posso adiantar que essa história é uma das coisas mais incríveis que você verá em muito tempo. É tão incrível que poderia simplesmente ter sido tudo uma mera ficção, mas que não foi.

Sinopse: “Um cineasta desenvolve uma amizade improvável com um polvo em uma floresta de algas na África do Sul e descobre mais sobre os mistérios do mundo marinho.”

Nesse documentário acompanhamos o cineasta Craig Foster. Ele se encontrava em uma depressão muito grande junto com uma fadiga profissional que fez ele ficar fora do mundo por muito tempo, afetando assim até mesmo sua relação com a família. É nesse momento em que ele resolve fazer mergulho em uma floresta de algas perto da costa do mar em uma tentativa de ter o gosto pela vida novamente. Sua vida começa a ter sentido quando ele conhece o polvo que dá nome ao título.

Conhecer o novo amigo dá um novo propósito a ele. Acompanhar sua fascinante vida ao mesmo tempo em que ele aprende coisas mundanas e simples com o próprio polvo dá todo o frescor do documentário. Suas imagens lindas conseguem te colocar no fundo do mar junto com esses personagens e viver sua vida como se estivéssemos juntos a eles. Eu não sabia o quão inteligente é um ser desse e o quanto você pode se afeiçoar por tal criatura.

A vida selvagem é muito fascinante e Craig Foster resolveu não interferir no curso natural das coisas. Com isso nós temos cenas que vão deixar todos nervosos, porque apesar do polvo ser um predador, ele não está no topo da cadeia alimentar. Com isso, os tubarões listrados ganham contornos de vilões conforme o longa vai rolando e isso nos dá cenas incríveis. Certamente alguns choros serão inevitáveis, talvez não pelo motivo que você está pensando, mas sim porque isso é a vida. Assim como as lágrimas, um certo momento de vibração também chega. Em um determinado momento o polvo faz algo tão incrível para fugir de seus predadores que chega a parece pura ficção.

A minha recomendação para ele é alta. Se prepare para sorrir, vibrar, pensar e até mesmo chorar. Assim como Craig, nós também acabamos nos afeiçoando com essa criatura inteligentíssima e muito fascinante. É uma obra que dá até mesmo para ver em família. Ver toda essa jornada de um pouco mais de um ano de duração nos toca e podemos até mesmo levar aprendizados para a nossa vida cotidiana. O poder da amizade entre os nossos dois protagonistas é enorme e consegue nos tocar de uma forma bela e pura.

Professor Polvo se encontra no catálogo da Netflix.