Pedido Irlandês

Se preparem porque essa resenha é daquelas que vou falar mal até do que não preciso falar mal. Começo pelo tema mais polêmico: Lindsay Lohan. Me perdoem os fãs, mas a acho péssima. De cabeça, estava tentando me lembrar de algo realmente bom que ela já tenha feito e a única coisa que veio foi ‘Meninas Malvadas’ (2004). Ela caiu no ostracismo e resolveu voltar a atuar nessas genéricas produções da Netflix. A primeira foi ‘Uma Quedinha de Natal‘ de 2022 e agora, ‘Pedido Irlandês’, o qual não poderia ser mais do que genérico.

Sinopse: “Quando o amor de sua vida fica noivo de sua melhor amiga, Maddie (Lindsay Lohan) deixa seus sentimentos de lado para ser dama de honra do casamento da amiga na Irlanda. Dias antes do casamento, Maddie faz um desejo espontâneo de amor verdadeiro e, na manhã seguinte, ela acorda como a futura noiva. Com seu sonho parecendo se tornar realidade, Maddie logo percebe que sua verdadeira alma gêmea é outra pessoa.”

Com o crescimento de ferramentas de inteligências artificiais como o Chat GPT, se torna impossível não pensar que esse roteiro foi escrito dessa forma. Comédias românticas já tem por base uma enorme gama de cilchês, mas ‘Pedido Irlandês’ está de parabéns. Sabe aquele filme tipo B que você encontrava em locadoras e que passavam completamente despercebidos na TV? É isso, um amálgama de clichês ambulantes que torna tudo sem alma e quase robotizado.

Até agora estou tentando entender partes desse roteiro. Nossa protagonista faz um desejo óbvio e a fada madrinha, no caso, mostra que nem tudo o que desejamos é o que queremos de verdade. Por isso a fada dá o que Maddie precisa. Até aí ok. Mas fico sem entender a função da mãe da personagem na trama. Ela fica o longa inteiro tentando chegar no casamento, sendo que isso não afeta em nada, absolutamente em nada, a trama. Se tirassem essa personagem, a história continuaria igual. A fada madrinha ainda impede que ela chegue, mas POR QUE? Zero sentido.

Maddie é apaixonada desde sempre pelo noivo de sua amiga e de certa forma ela possui uma inveja dela e uma culpa por nunca ter dito o que sente de verdade por ele. O efeito do desejo vai mostrar para ela, que existem outras pessoas por aí, e basta um dia, somente um dia, para ela se apaixonar ferreamente por outro homem. Isso só porque era um cara que a tratava com indiferença e que aos poucos mostra que tem a ver com ela. Apenas um dia. O mundo de conto de fadas é muito louco mesmo.

Vamos lá, ‘Pedido Irlandês‘ não é para mim, mas não posso negar que deve ter um público fiel e cativo. Pra quem quer uma fábula bobinha e água com açúcar sem precisar pensar muito, essa obra acaba sendo perfeita. Afinal, a ideia dele é ser somente isso e não possui ambição alguma de ser algo maior. Lindsay Lohan caiu nessa “armadilha” de só fazer filmes bobos sem ter muito o que mostrar e dizer. Pelo seu nome, deveria procurar alçar voos maiores do que esse.