Paterson

ficha paterson

 

 

 

Há muita melancolia na vida, nosso dia a dia é repleto de rotinas maçantes necessárias, já que tivemos que desistir dos sonhos e colocar os pés no chão, entrar na vida real. “Paterson” é um longa dirigido por Jim Jarmuch (Amantes Eternos) que mostra bem este cotidiano rotineiro de forma um pouco triste, conformista, melancólica, porém, sem apelação alguma.

 

Adam Driver (Star Wars) é apenas mais um Paterson na cidade de Paterson, sim, o personagem é homônimo a cidade em que vive. Um motorista de ônibus que todos os dias acorda, come cereais com leite, vai ao trabalho e deixa as horas passarem, mais à noite, passeia com seu cachorro e vai até um bar onde toma uma ou duas cervejas, conversa sobre assuntos corriqueiros com as mesmas pessoas e volta pra casa.

 

Apesar de não ser um elenco tão pequeno assim, este filme é composto basicamente por três personagens: Paterson, sua esposa Laura (Golshfteh Farahani) e o “caderno secreto”. Vamos desmembrar os personagens citados para que não haja confusão. Laura é uma sonhadora que chega a exagerar, assim como a maioria das pessoas, não tem talento algum, mas quer ser artista, quer ser especial e até um pouco mimada, pulando de sonho em sonho na esperança de ser muito famosa. Enquanto isto, Paterson, que é super pé no chão, contenta-se em ser apenas um motorista de ônibus, apesar de ter um enorme talento para escrever poesias. Ele escreve seus poemas no caderno secreto, sem a menor pretensão de um dia publicá-los, e deixa a vida passar enquanto presta atenção na conversa dos passageiros e, curiosamente, vive dando de cara com gêmeos (fato que não faria a menor diferença se não existisse na história).

 

Há, aqui, uma excelente atuação de Driver, a quem nós conhecemos de um trabalho de mediano à fraco em “Star Wars”, vimos crescer em “Silêncio” e, agora, vimos brilhar em Paterson. Há ainda uma grande dupla entre atuação e direção. Acho que podemos ficar de olho em Adam, acredito que ele ainda vai nos trazer muita coisa boa.

 

Este com certeza é um filme triste e melancólico sem mostrar nenhuma tragédia.