Os Rejeitados

“Os Rejeitados” é o mais novo trabalho do diretor Alexander Payne (Os Descendentes), e acabou de angariar os prêmios de atriz coadjuvante a Da’vine Joy Randolph (Only murders) e Melhor ator em musical ou comédia a Paul Giamatti (A Luta pela Esperança). Esta comédia dramática se passa em meados dos anos 70, sendo protagonizada por personagens extremamente problemáticos e disfuncionais, o que costuma ser a marca de Payne.

Na trama, um professor mal-humorado e frustrado é responsável por tomar conta dos alunos que irão passar as festas de fim de ano no colégio interno onde trabalha. Quando todos os outros alunos conseguem um plano melhor, ficam na escola apenas o professor, o aluno adolescente Angus (Dominic Sessa) com quem tem vários problemas, e a cozinheira Mary (Da’vine) que acaba de perder um filho.

O enredo fala sobre frustrações, como pessoas infelizes tornam outras pessoas infelizes, abandono familiar, mas, principalmente sobre as mazelas da guerra do Vietnã. O filme é todo antiguerra, em um retrato fidedigno da época.

A simbiose entre os três personagens principais é o mais importante aqui. Empatia, identificação, solidão e conflitos. A convivência forçada entre essas pessoas sofridas e extremamente diferentes pode acabar sendo exatamente o que precisavam, fazendo lembrar “Perfume de Mulher” de 1992.  Tudo isso envolto no espírito de Natal.