Os Irmãos Willoughby

Os Irmãos Willoughby é um longa de animação lançado em abril de 2020 pela Netflix. O filme é baseado no livro infantil chamado The Willoughby lançado em 2008 e escrito por Lois Lowry. Apesar de infantil, ele apresenta uma premissa um pouco mórbida. Os irmãos do título são maltratados pelos pais e eles decidem ficar órfãos para não ter que aturá-los mais. Lendo essa minha última frase em voz alta faz parecer muito pior do que é, mas o que temos aqui é algo leve com uma mensagem feliz mesmo que tenha seus requintes de morbidez.

Sinopse: “Os Irmãos Willoughby, Tim, Jane e seus irmãosgêmeos, possuem pais com temperamentos egoístas. Para se livrar deles e formar a família que desejam, eles bolam um plano para enviá-los em uma viagem de férias. Nessa aventura, os irmãosacabam descobrindo o verdadeiro significado da palavra família.”

Ele automaticamente me remeteu a outras obras infantis como Desventuras em Série, Coraline e até mesmo um pouco de A Noiva Cadáver. Fui levado a essa lembrança não pela história, mas pelo clima incorporado na narrativa. Acredito que Desventuras em Série mais ainda, devido ao fato de terem tutores absolutamente horríveis e crianças necessitadas de alguém para protegê-las. Quanto mais velho eu fico, mas essas coisas mexem comigo. Não tenho suportado ver maldade.

Apesar disso tudo, ele é levado com humor e uma certa leveza que parece inacreditável levando em conta a premissa. Tenho que lembrar que ainda é uma história infantil e o público-alvo tem que minimamente se identificar com eles. Dito isso, temos situações divertidas com os irmãos, desde a aparição da babá até eles serem caçados pelo serviço de órfãos, que parece ser a coisa mais horrível do mundo, e deve ser mesmo para quem precisa deles.

Eu não esperava pela mensagem final. Pensei que seria cliché ao ponto de que tudo daria certo só com a força do amor. Ele até nos leva para isso, mas nos dá um tapa na cara mostrar que não é bem assim. Esse detalhe deixa o seu final muito mais agradável e aceitável do qual nós estávamos pensando antes. A família nem sempre é quem te colocou no mundo, muitas vezes você escolhe ela ou ela te escolhe. No mundo onde as famílias são quase todas disfuncionais, achar pessoas que te amam sem nada em troca é como um verdadeiro tesouro.

A história é bonitinha, temos um final feliz, temos momentos divertidos, mas para mim não passou de uma animação mediana. Tecnicamente é lindo, até tem um final com uma mensagem feliz, mas não me cativou para valer. Faltou uma conexão um pouco maior com os personagens, mas que no final acaba sendo um bom passatempo. Recomendo principalmente para o público infantil, os pais que querem colocar um terros nos filhos e para os amantes de animação.

Os Irmãos Willoughb se encontra na Netflix.