Obi-Wan Kenobi

Aguardada por muitos fãs, Obi-Wan Kenobi é a série do momento no Disney+. Desde a última quarta-feira, todos os episódios estão disponíveis na plataforma. Se você é sensitivo à Força, assista!

https://www.youtube.com/watch?v=ZNtc-y66d8w

Entenda o contexto:

Na linha temporal da saga, a série se passa 10 anos após o filme A Vingança dos Sith (Star Wars III) e 9 anos antes do Rogue One e Uma Nova Esperança (Star Wars IV).

“Obi-Wan Kenobi” traz de volta às telas o mestre Jedi, que dá nome à série, interpretado por Ewan McGregor. “A Vingança dos Sith“, lançado em 2005, levou às telas do cinema a Ordem 66, uma caça aos Jedi e o fim da República. Nascia ali o Império e “morria” Anakin Skywalker ao se tornar Darth Vader. A série também conta com a presença de Hayden Christensen, ator que interpretou Anakin jovem e adulto nos filmes II e III da franquia.

Após a Ordem 66 e o extermínio dos Jedi, o filme III termina com o nascimento de Luke e Leia, filhos de Anakin Skywalker com a princesa/senadora Padmé Amidala (Náthalie Portman). Os mestres Jedi sobreviventes Yoda e Obi-Wan Kenobi reunidos junto ao Senador Bail Organa (Jimmy Smits) traçam uma estratégia para zelarem pelas crianças sem que Darth Vader possa saber de suas existências, pois acredita que as crianças morreram junto à sua esposa. A menina Leia fica aos cuidados do próprio Senador Organa, no planeta Alderaan, e o menino ficará aos cuidados do tio, meio-irmão de AnakinOwen Lars (Joel Edgerton), em Tatooine, planeta onde Obi-Wan também foi se isolar, zelando por Luke. Os atores Jimmy Smits e Joel Edgerton também participaram nos mesmos papéis dos filmes anteriores da saga, em 2002 e 2005.

Ainda relembrando um pouco dos filmes, na última conversa que ouvimos de Yoda com Kenobi no filme III da franquia, Yoda diz que enquanto estiver em Tatooine, Kenobi deve treinar pois seu antigo mestre, mesmo depois da morte, aprendeu a se comunicar através da Força.

Por dentro da série:

Dada apresentação de contexto, para quem não se recordava dos filmes, afinal já fazem 17 anos desde sua estreia nos cinemas, vamos falar mais diretamente sobre a nova série. Mesmo sendo  dedicada a Kenobi, a história traz protagonismo para Leia Organa (Vivien Lyra Blair). A atriz mirim de apenas 10 anos, já conhecida por muitos pelo filme “Bird Box”, brilha no cenário de Star Wars. Com os penteados clássicos da princesa Leia (Carrie Fisher), um carisma incrível e uma fofura encantadora, Vivien dá vida à personalidade da pequena Leia.

Os clássicos Star Wars (episódios IV, V e VI) focam a história no protagonismo de Luke Skywalker e Leia fica “esquecida”. Existem dois motivos para isso: primeiramente, porque no início da história eles não seriam irmãos; depois, porque o protagonismo feminino não era o forte dos anos 70/80, quando os filmes foram lançados.A série joga um holofote sobre a personagem, conta um pouco sobre sua criação e infância, além de permitir ganchos futuros para o desenvolvimento de outras histórias.

Nos são apresentados novos personagens, como o Grande Inquisidor (Rupert Friend) e a Terceira Irmã (Moses Ingram), com grandes tramas e lutas de sabre de luz. Em diversos momentos a série nos leva ao passado através de flashbacks, mas, apesar disso, não confunde o público porque o elenco possui os mesmos atores.

A história:

Nesses 10 anos enquanto está isolado em Tatooine, Obi-Wan deixa de treinar e sua ligação com a Força está enfraquecida. Na tentativa de se manter escondido, Obi-Wan troca seu nome para Ben e assim vemos a “criação” do clássico personagem Ben Kenobi (Alec Guinness) dos filmes IV, V e VI.

Nesse momento, o Império comanda diversos planetas/galáxias e mesmo aqueles onde não mandam, invadem, ameaçam e matam.A caça pelos Jedi remanescentes e a qualquer criança que fosse sensitiva à Força continua. Ao final do filme III, em 2005, muitos achavam que só os Jedi Yoda e Kenobi teriam sobrevivido, mas as novas séries MandalorianO Livro de Boba Fett e Obi-Wan Kenobi nos apresentam outros Jedi que sobreviveram a Ordem 66 e tentam fugir do Império.

Na tentativa de achar Obi-Wan, a Terceira Irmã (membro do Império de Vader) interpretada por Moses Ingram,  encontra dados que mostram uma ligação de Kenobi com o Senador Organa, então decide sequestrar a filha do Senador com a esperança de encontrar o Jedi mais procurado da galáxia. Toda a trama se desenvolve a partir daí, vemos o comando do Império por Lord Vader, assistimos a Força voltando para Obi-Wan, vemos a personalidade da pequena Leia sendo construída e muito mais!

Se você ficou curioso, corra para o Disney+ e assista ainda hoje Obi-Wan Kenobi. Se já assistiu, siga no texto, pois falaremos de cenas e spoilers. Então, se você ainda não viu… vai lá, corre para ver e depois volta para ler o restante.

Opinião sobre a série:

CONTÉM SPOILERS!!!!!! Caso ainda não tenha assistido a série, não siga lendo… último alerta!

A série trouxe de volta atores nos personagens que os fãs amam e deu vida à infância de Leia e Luke – só isso já seria o suficiente para bater todos os recordes na plataforma Disney+, como vem fazendo – mas, a série também trouxe explicações para situações em aberto e deixou novos furos.

É praticamente impossível a Disney conseguir tapar todos os furos de roteiro feitos pela produtora Lucas Films anteriormente, somente se houvesse a refilmagem total dos filmes clássicos, mas isso seria um desrespeito. Então a Disney tentar ajeitar da melhor forma possível.

O encontro de Leia e Obi-Wan jamais foi citado nos filmes clássicos, muito pelo contrário. Ben nunca demonstrou conhecer Leia. Vimos também que o coldre de blaster que a princesa Leia usa nos filmes clássicos foi um presente de Obi-Wan. Também vimos que Terceira Irmã era a pequena Reva, uma criança sensível à Força e que não morreu no ataque de Anakin ao templo Jedi. A redenção de Reva ao final da série deixa aberta uma possível nova aparição no futuro.

Onde está Ahsoka Tano? A jovem Padawan de Anakin Skywalker apareceu já crescida em “Mandalorian“e nada mais se falou sobre ela. Provavelmente descobriremos na próxima série do Disney+ que será sobre ela. Como sobreviveu a Ordem 66? Como Skywalker não foi atrás dela? Por que seu sabre de luz que era na cor verde (na série de desenho Guerra dos Clones) está branco?

Foi muito bom rever as cenas, em flashback, das memórias de Anakin e Obi-Wan. A nova batalha de sabres entre aprendiz e mestre foi o ponto auge da série. Mais uma vez Kenobi venceu a luta de sabres e mais uma vez teve misericórdia pela vida de seu aprendiz. Por duas vezes, até agora, Obi-Wan poderia ter finalizado a luta com a morte de seu ex-Padawan, mas sua consciência Jedi não o deixou fazer. Será que ele ainda acreditava que Anakin era o escolhido que traria equilíbrio à Força? Será que foi somente misericórdia? Será que lembrou da última frase dita por Padmé: “Ainda há bondade nele, Obi-Wan, eu sinto.”?

Por fim, a cena que esperei DEZESSETE ANOS para ver foi a última cena do último episódio: Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) aparece através da Força para Obi-Wan! Acredito que todo fã de Star Wars aguardava pelo momento onde os “fantasmas da Força” começariam a surgir. Com uma breve aparição, Qui-Gon irá ensinar a Kenobi o que ainda não havia conseguido durante o treinamento do filme I.

Espero que, assim como eu, vocês tenham adorado a série. Provavelmente, com o sucesso que “Obi-Wan Kenobi” está fazendo, a Disney deve começar a pensar em uma segunda temporada e talvez até explorar um pouco mais do universo da princesa Leia.

Conta para a gente o que você achou de “Obi-Wan Kenobi” aqui nos comentários! Que a Força esteja com você!