O Cangaceiro do Futuro

“O Cangaceiro do Futuro” é uma nova série brasileira da Netflix lançada em dezembro. A série conta a história de Virguley, um motoboy nordestino devoto de Padre Cícero (padiciço), que entrega comidas e que também faz parte de um grupo de teatro que representa a história de Lampião pelas praças de São Paulo. Virguley atua como Lampião em suas peças dada a semelhança entre os dois. Em uma briga pelo espaço da praça acaba machucado e acorda no sertão na época de Lampião. A partir daí já dá para imaginar as trapalhadas e confusões que esse motoboy vai aprontar.

 

Dirigido por Halder Gomes (Cine Holliudí e O shaolin do sertão) que fez sua estreia como diretor de cinema com o curta-metragem “Cine Holiúdy – O artista contra o cabra do mal”, em 2004 e posteriormente virou o longa “Cine Holliúdy”, que foi o filme brasileiro com melhor média de público por sala em 2013. Halder Gomes, nascido no Ceará tem a habilidade inata de retratar o sertão de forma cômica e romântica ao mesmo tempo.

A série é estrelada por Edmilson Filho (O Shaolin do sertão) no papel de Virguley e traz o universo sertanejo e nordestino com graça e leveza. Em vários momentos Virguley traz nomes, tecnologias e ideias do século 21 para 1900, de delivery de mercearia a wi-fi, o que rende boas risadas.

A série demora um pouco para engrenar, mas por serem episódios curtos e leves dá para maratonar em um dia. O destaque fica para Fábio Lago (Tropa de Elite) como o Coronel Tibúrcio e Dudu Azevedo (Qualquer gato vira-lata) onde suas interações cômicas rendem boas risadas. Série leve, rápida e divertida. E viva o audiovisual nacional!