Não! Não Olhe!

O mestre do suspense, Alfred Hitchcock (Psicose), defendia a teoria de que cinema é imagem, se você tirar o som continua fazendo sentido. Em “Não! Não Olha”, o roteirista e diretor Jordan Peele (do premiado “Corra!”) prova essa teoria. O filme contém alguns diálogos, mas só com a forma de filmar e as expressões dos atores já somos capazes de entender toda a história passada nesse longa de mistério, suspense e ficção científica. Que se utiliza até mesmo de elementos de western. “Nope!” (no original), é ainda permeado por momentos cômicos, jump scare e sátiras a TV sensacionalista americana.

Na trama, dois irmãos completamente diferentes moram em uma fazenda em um lugar remoto onde trabalham com cavalos quando algo estranho começa a acontecer indicando alguma espécie de força sobrenatural ou alienígena.

 

O diretor lança mão de belíssima fotografia composta por grandes espaços abertos, colocando apenas um dos protagonistas em cena para representar a vastidão do espaço e como o ser humano é pequeno perante ele. Todo o clima do filme é galgado na sensação de estranheza, muito antes de desvendarmos o mistério sentimos o tempo todo que algo está errado.

Mais uma vez, o ator assinatura de Peel, Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro) mostra à que veio, ao interpretar um homem extremamente introspectivo, de poucas palavras e que se sente muito mais à vontade perto de cavalos do que de seres humanos, diferente se sua falante e extrovertida irmã Emerald, interpretada por Keke Palmer (Scream Queens). Kaluuya demonstra o tempo todo o desconforto de seu personagem apenas com o olhar e trejeitos, provando mais uma vez ser um camaleão capaz de dar vida a personagens extremamente diferentes entre si.

A trilha sonora oscila entre suspense e western. O diretor e roteirista propõe ainda a reflexão de que o ser humano acredita estra no controle de tudo, dominando até mesmo a natureza, mas que ela pode se virar contra ele. Como testemunhado Jupe, interpretado por Steven Yeun (The Walking Dead) que quando criança testemunhou um macaco adestrado que trabalhava em uma série de TV assassinar diversas pessoas.

Jordan Peele conta atualmente com 4 longas em seu currículo como roteirista, sendo 3 destes também como diretor. Apesar de seus filmes sempre proporem reflexões sobre temas importantes e inteligentes, é possível também simplesmente não pensar muito e apenas se divertir. Com as obras de Peele, o tempo passa rápido sem ser sentido.