Mare of Easttown

‘Mare of Easttown’ é uma minissérie original da HBO que estreou em 2021. Não fez muito estardalhaço no início, mas chamou minha atenção por ter ganho dezenas de prêmios por aí. Como de praxe, acabei colocando em minha lista. Mal sabia que estava diante de uma obra-prima e nem acho que estou exagerando. Sua história aparentemente comum se transforma em algo muito maior  e tem os seus momentos finais bem impactantes.

Sinopse: “Em Mare of Easttown, uma detetive (Kate Winslet) de uma pequena cidade da Pensilvânia decide investigar o assassinato de um cidadão local, enquanto tenta de tudo para não deixar que seus problemas pessoais façam sua vida desmoronar ao seu redor.”

O primeiro episódio não diz a que veio, mas é importantíssimo para estabelecer relações e a personalidade de todas as pessoas nessa pequena cidade. Todos eles possuem camadas. Ninguém é só aquilo que aparenta e isso é uma grande característica positiva da série. Inclusive temos nossa protagonista que é falha do início ao fim e que carrega um trauma de dilacerar a alma de qualquer pessoa normal. No final do episódio-piloto ficamos sabendo de um assassinato e é desse ponto que a história começa de verdade.

São apenas 7 episódios e no final faz com que queiramos que fossem bem mais. Sua narrativa lenta não incomoda, só enriquece mais. Conforme a história vai sendo conduzida mais impossível largar. Ela tem um bom ritmo e os últimos três episódios são excelentes. Impossível não se envolver emocionalmente e o final é realmente surpreendente.

Todos os atores dessa obra estão 100%, todos. Em meu devido exagero, diria até que os figurantes atuam bem nela. Mas tenho que pontuar um nome que merece ser citado separadamente: Kate Winslet(Titanic). Ela é uma monstra na atuação. Impecável demais. Ela consegue fazer com que tenhamos empatia com a personagem e logo depois sentir raiva. Ela passa todos os sentimentos de uma forma convincente a ponto de comprarmos toda a sua dor e entender o porque ela é desse jeito.

Gostaria de adentrar mais na história e falar de cada personagem em separado, mas deixaria essa resenha longa demais. Os mistérios também mereceriam um bom texto, mas vou deixá-los todos para vocês verem por si só.

Ela é tecnicamente perfeita. Não consigo achar um defeito para reclamar. Direção excelente, roteiro perfeito e atuações dignas de premiações. Nada mais digno do que dar a nota máxima para essa obra. Deixo aqui minha TOTAL RECOMENDAÇÃO. Quem não viu deve parar tudo para acompanhá-la. Garanto que não vai se arrepender e que ainda vai indicar para outras pessoas. Acredito que daria até mesmo para ter uma 2º temporada. Mas pensei e é melhor deixar o que é perfeito assim. Acabando por aqui não dá margem para ser ruim ou mediana no futuro.