Magnatas do Crime
‘Magnatas do Crime’ é um dos últimos filmes feito pelo diretor Guy Ritchie que chegou por aqui sem nenhum estardalhaço devido a pandemia de COVID-19. Era para ter sido lançado em 2020 nos cinemas, mas teve sua estreia prorrogada indefinidamente e estreou no Brasil apenas em abril de 2021 direto no Telecine Play. Se passou no cinema, eu realmente não vi, mas acredito que ele realmente tenha estreado direto no streaming.
Sinopse: “Magnatas do Crime acompanha um traficante graduado em Oxford que usa suas habilidades para criar um império de maconha. Porém, quando ele tenta vendê-lo para um colega americano bilionário, uma série de eventos passa a se desenrolar, envolvendo assassinato, chantagens, oligarcas russos, gângsters e jornalistas corruptos.”
É uma pena que ele tenha passado quase que batido pelo grande público. Ele é uma volta a origem do diretor da melhor forma possível. Sempre bradei pelo mundo o meu amor que tenho por dois filmes do início de sua carreira: ‘Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes’ (1998) e ‘Snatch: Porcos e Diamantes’ (2000). Acho esses longas duas obras-primas do cinema e que sempre recomendo a todos. Posso dizer que a influência dessas duas obras estão nitidamente aqui. Posso até dizer que o diretor se auto plagiou e esse gênero é o que ele faz de melhor.
As altas doses de violência, humor (por muitas vezes bem ácido) e reviravoltas se fazem presente e torna vê-lo simplesmente um deleite. Lógico que me refiro isso para o público que gosta do gênero. A edição é rápida e muito dinâmica ao mesmo tempo que a própria direção é excelente. Não há muito mais o que falar dele sem entrar diretamente em detalhes sobre a trama e nesse caso prefiro que o vejam sem muitas informações. Acredito que ele será melhor digerido dessa forma.
E esse elenco grandioso? Só tem monstro. Entre eles temos Matthew McCounaughey (CLube de Compras Dallas), como nosso protagonista; Charlie Hunnam (Rei Arthur: A Lenda da Espada) repetindo a parceria com o diretor; Michelle Dockery (Downton Abbey) como esposa e porto seguro do protagonista; Jeremy Strong (Os 7 de Chicago) como o milionário que quer comprar o negócio da maconha; Colin Farrell (Batman) como um treinador de boxe que só quer proteger seus alunos; Henry Golding (Podres de Ricos) como o grande rival de negócios; e Hugh Grant (Um Lugar Chamado Notting Hill) como um repórter que quer se dar bem em cima dos outros.
Não acho ele melhor do que os dois exemplos citados por mim, mas acho ele digno de estar no top 3 fácil do diretor. Recomendo bastante para os fãs do gênero. O título do filme inglês é ‘The Gentleman’ e soube que uma série com esse mesmo nome já está sendo produzida com roteiro e direção do próprio Guy Ritchie. Acho difícil ele manter o elenco original, mas vamos ver o que teremos pela frente. Não sabemos ainda se serão os mesmos personagens ou se será uma nova história. Só resta esperar, mas ela já está na minha lista para quando for lançada.
‘Magnatas do Crime’ se encontra no catálogo do Telecine Play dentro da Globoplay.