Luca

Essa nova animação da Pixar já chegou causando burburinho. Por se passar na Itália e ter como protagonistas dois meninos, levantou comparações com o longa “Me Chama Pelo Seu Nome”, um filme sobre amor homossexual entre dois jovens. Apesar do autor e diretor terem suas próprias intenções e visões ao realizar um filme, o que importa realmente é a visão individual de cada expectador que vê o que sente. O diretor do filme Enrico Casarosa (La Luna) desmentiu a alusão à “Me Chame Pelo Seu Nome”, declarando que sua animação é apenas sobre uma linda amizade entre dois meninos, ainda crianças.

Na trama, Luca é uma criatura marinha que sonha em conhecer a superfície. O menino é solitário e ao ficar sabendo que chegando na terra vira um menino humano enquanto não se molha, sua curiosidade se torna quase irresistível. Quando conhece Alberto, um outro menino marinho que mora na superfície, os dois amigos vão viver várias aventuras tentando esconder quem realmente são dos humanos que caçam criaturas marinhas.

 

Luca” faz alegoria a outros desenhos como “A Pequena Sereia” e “Pinóquio”. Por trás de uma animação divertida para toda família, está a lição sobre preconceito, intolerância, aceitação e o poder da verdadeira amizade. De forma inteligente, o diretor nos faz questionar quem são os verdadeiros monstros, nos fazendo ver que o medo do diferente está na falta de conhecimento.