Livro: 100 anos do Império Disney

Sem dúvida, a Disney é a maior fabrica de sonhos de todos os tempos. Desde os primeiros curtas de animação, passando por clássicos filmes de princesas, até chegar aos filmes Marvel mais atuais. A Disney fez e faz parte da vida de crianças e adultos. Mas onde foi que tudo começou? Como o ratinho Mickey chegou ao seu trono onde permanece até hoje? Todas essas repostas e muitas mais, você encontra no livro “100 anos do Império Disney: Da Avenida Kingswell à conquista do universo”, de Ana Carolina Garcia, lançado de forma independente.

Ao longo de 730 páginas, Ana Carolina mostra um trabalho de pesquisa esmiuçado, feito com muito cuidado e dedicação nesta obra obrigatória para pesquisadores e entusiastas. Segundo a autora: “A trajetória da The Walt Disney Company é uma das mais interessantes da História de Hollywood, pois os irmãos Disney deram seus primeiros passos na capital do cinema completamente desacreditados, trabalhando na série de curtas Alice Comedies, que começou a ser produzida por Walt ainda em Kansas City, onde fundou a Laugh-O-Gram, cuja falência, em 1923, o levou à Hollywood para tentar a vida ao lado do irmão que já residia na região de Los Angeles”, diz Ana Carolina Garcia. “À época, diversos estúdios tentavam se estabelecer na costa oeste americana, mas ninguém respeitava a animação como arte. Walt queria o mesmo respeito concedido aos profissionais que trabalhavam com os filmes de ação ao vivo. E não mediu esforços até consegui-lo”.

O livro ainda não chegou ao mercado brasileiro em versão impressa, mas pode ser comprado na versão digital na Amazon Brasil pelo valor de R$ 24, 99. Ou, na versão impressa pela Amazon americana no valor de 34 dólares.

Sobre a autora:

Ana Carolina Garcia_foto 4

Natural do Rio de Janeiro, Ana Carolina Garcia é jornalista, crítica de cinema, membro e vice-presidente da ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), colunista do portal RSZD e autora dos livros “A Fantástica Fábrica de Filmes -Como Hollywood se tornou a capital mundial do cinema” lançado em 2011, e “Cinema no século XXI – Modelo tradicional na Era do Streaming” (2021).

Sinopse:

 “Fundada pelos irmãos Walt e Roy Disney em 1923, sob o nome de Disney Brothers Cartoon Studio, a The Walt Disney Company revolucionou a vertente animada da sétima arte poucos anos depois, quando lançou o primeiro curta-metragem de animação com som e imagem sincronizados da História Vapor Willie (1928). Na década seguinte, ousou ao realizar um longa-metragem de animação numa época em que apenas filmes de ação ao vivo eram reconhecidos e respeitados. Branca de Neve e os Sete Anões (1937) mostrou à Hollywood, e ao mundo, que os irmãos Disney estavam criando o Mundo Mágico que, décadas mais tarde, seria transposto para o real por meio de parques temáticos que objetivam proporcionar aos seus visitantes uma experiência imersiva e inesquecível para crianças e adultos.

Mas o Mundo Mágico da Disney não foi criado somente por sonhos, pois não foram raros os momentos em que a empresa enfrentou adversidades que quase a obrigaram a encerrar suas atividades. Nos bastidores, a magia deu lugar à tensão, sobretudo após a perda de seus fundadores.

Construído sobre a mesa de animação, o Império Disney se fortaleceu no final da década de 1980, quando o Departamento de Animação renasceu, permitindo que a empresa recuperasse o respeito dos anos dourados. Problemas variados surgiram desde então, mas a Disney sempre se reergueu como uma Fênix, se adaptando às demandas do público e do mercado, bem como desenvolvendo novos métodos e tecnologias. E é exatamente isso que será mostrado nas páginas de 100 anos do Império Disney: Da Avenida Kingswell à conquista do universo.”