Minha lista de Natal

Cinéfilo que é cinéfilo tem que ver filmes pra entrar no espírito de Natal. Seja por serem obras-primas conceituadas pela crítica especializada e pelo tempo ou simplesmente títulos fofinhos de sessão da tarde com gosto de infância, todo mundo tem seus favoritos de Natal. Eis aqui a lista que eu TENHO que ver todo ano nessa época para entrar no clima das festividades:


 

1 – O Grinch

grinch

Sinopse: “Um Grinch (Jim Carrey) que odeia o Natal resolve criar um plano para impedir que os habitantes da pequena cidade de Quemlândia possam comemorar a data festiva. Para tanto, na véspera do grande dia, o Grinch resolve invadir as casas das pessoas e furtivamente roubar delas tudo o que esteja relacionado ao Natal.”

2- Esqueceram de mim (1990)

Home-Alone

Sinopse: “Uma família de Chicago planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões da viagem, um dos filhos, Kevin (Macaulay Culkin), acaba esquecido em casa. O garoto de apenas oito anos é obrigado a se virar sozinho e defender a casa de dois insistentes ladrões.”

3- Esqueceram de mim 2 (1992)

Home-Alone

Sinopse: “Kevin (Macaulay Culkin) se vê novamente sozinho, quando, em virtude de uma confusão no aeroporto, ao invés de embarcar com a família para a Flórida parte sozinho para Nova York. Mas, como tinha o cartão de crédito do pai (John Heard), ele se hospeda no melhor hotel da cidade. O que ele não poderia imaginar é que reencontraria os dois ladrões que tinha enfrentado no passado e que agora planejam se vingar dele.”

4- Um pedido de Natal (1991)

All-I-Want-Christmas-1991

Sinopse: Os irmãos Ethan (Ethan Embry) e Halley (Thora Birch) só querem uma coisa de Natal, que seus pais voltem a ficar juntos. Halley então pede a um Papai Noel de shopping que seu sonho se realize, comovido pelo pedido e crença da irmã mais nova, Ethan irá dar uma forcinha ao destino e contar com a magia do Natal.

OBS: Participação de Leslie Nielsen e Lauren Bacall

5- O Amor não tira férias (2006)

amornao

Sinopse: “Iris (Kate Winslet) escreve uma coluna sobre casamento bastante conhecida no Daily Telegraph, de Londres. Ela está apaixonada por Jasper (Rufus Sewell), mas logo descobre que ele está prestes a se casar com outra. Bem longe dali, em Los Angeles, está Amanda (Cameron Diaz), dona de uma próspera agência de publicidade especializada na produção de trailers de filmes. Após descobrir que seu namorado, Ethan (Edward Burns), não tem sido fiel, Amanda encontra na internet um site especializado em intercâmbio de casas. Ela e Iris entram em contato e combinam a troca. Logo a mudança trará reflexos na vida amorosa de ambas, com Iris conhecendo Miles (Jack Black), um compositor de cinema, e Amanda se envolvendo com Graham (Jude Law), irmão de Iris

6- Simplesmente Amor

love-actually-poster-39887-770x433

Sinopse: “O novo Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha (Hugh Grant) se apaixona por uma de suas funcionárias, Natalie (Martine McCutcheon). Numa tentativa de curar seu coração, um escritor (Colin Firth) parte para o sul da França e lá acaba se apaixonando. Karen (Emma Thompson) desconfia que Harry (Alan Rickman), seu marido, a está traindo. Juliet (Keira Knightley), que se casou recentemente, desconfia dos olhares e intenções de Mark (Andrew Lincoln), o melhor amigo de seu marido. Sam (Thomas Sangster) tem por objetivo chamar a atenção da garota mais difícil da escola. Sarah (Laura Linney) enfim tem a grande chance de sair com Karl (Rodrigo Santoro), por quem mantém uma paixão silenciosa. Billy Mack (Bill Nighy) busca retomar sua carreira como astro do rock. A vida de todos estes personagens se entrelaçam e são modificadas pela presença do amor em suas vidas.”

7 – Natal Branco (1954)

white-christmas-facts-about-the-film-you-probably-never-knew

Sinopse: “É um filme norte-americano de 1954, do gênero comédia musical, dirigido por Michael Curtiz, com canções de Irving Berlin. Foi estrelado por Bing Crosby e Danny Kaye, e coestrelado por Rosemary Clooney e Vera-Ellen. O título do filme vem de uma canção natalina que venceu o Oscar de melhor canção de 1942, um dos maiores sucessos da carreira de cantor de Bing Crosby”

8 – Annie (1982)

annie

Sinopse: “1930. A pequena Annie (Aileen Quinn) vive num orfanato comandado pela terrível Srta. Hannigan (Carol Burnett), uma verdadeira megera. Sua sorte muda quando ela é escolhida para passar uns dias na casa do milionário Oliver Warbucks (Albert Finney), onde acaba conquistando todos os funcionários. Annie derrete também o coração do Sr. Warbucks, que decide ajudá-la a reencontrar seus pais.”

OBS: Não é um filme natalino, mas eu vi pela primeira vez no dia 24 de dezembro quando era criança, desde então virou tradição. Pra mim, não é Natal sem ele.

9 – Sobrevivendo ao Natal (2004)

sobre

Sinopse: “Drew Lathan (Ben Affleck) é um homem rico, que está cansado de passar o Natal sozinho. Ele decide retornar à casa onde cresceu, na esperança de recuperar o espírito natalino e as grandes festas da época. Porém, há um problema: no local vive uma família completamente desconhecida, os Valco. Decidido a ter novamente um Natal em família, Drew faz uma insólita proposta: oferece US$ 250 mil aos Valco para que eles sejam sua família no Natal. Tom (James Gandolfini), o chefe da família, topa o acordo. Mas a convivência de Drew com os Valco não será das mais fáceis.”

10 – As Gêmeas da Sorte (1992)

gemeas

Sinopse: Quando duas gêmeas (Olsen) sentem que estão deixando a mãe cansada, elas decidem dar férias para ela e embarcam em uma aventura tentando chegar a casa da vovó no Natal. Porém, encontram bandidos no caminho.

11 – Surpresas do Amor (2009)

four_xmases

 

Sinopse: “Todo Natal , Brad (Vince Vaughn) e Kate (Reese Whiterspoon) seguem uma tradição criada desde quando se conheceram: livram-se das neuroses de suas famílias e viajam para algum local exótico e ensolarado, onde possam passar as férias. Só que neste ano eles não podem seguir o plano, já que um nevoeiro cancela todos os vôos do aeroporto de San Francisco. Para piorar, eles são filmados por uma equipe local de notícias, o que faz com que suas famílias saibam onde estão. Sem terem como escapar, eles são obrigados a passar o Natal com suas famílias. Quatro vezes, já que precisam lidar com o pai e a mãe de cada um deles.”

12 – Um duende em Nova York (2002)

elf-2003

Sinopse: “Buddy (Will Ferrell) foi criado no Pólo Norte e, apesar de ser um humano, acaba se transformando em um elfo. Após ter problemas na comunidade em que vive, Buddy decide largar tudo e partir rumo a Nova York. Seu objetivo é encontrar Walter (James Caan), seu pai, mas logo se decepciona ao saber que ele é um grande sovina e não acredita em Papai Noel.”