Jornada Da Vida
Já pararam para pensar sobre seus respectivos ancestrais? Eu não, até ver esse filme. E isso nem é o mote principal da história, e sim uma narrativa paralela que me pegou mais do que a jornada principal mostrada. Fiquei pensando na cidade do interior do Ceará que meus pais vieram. Nunca pensei em visitar, agora eu quero, e quero pra ontem. Não creio que isso vá me mudar, mas senti esse desejo e de certa forma vou conhecer mais meus pais ao mesmo tempo que talvez eu preste uma homenagem a eles. Tirando esses meus pequenos devaneios, esse é mais um roadie movie de autoconhecimento que talvez todos precisem passar alguma vez na vida.
Sinopse: “Um ator francês (Omar Sy) de descendência senegalesa faz uma viagem à África para promover o seu livro. No local, descobre que um de seus maiores fãs é Yao, um garotinho que efetuou uma longa viagem sozinho para vê-lo. Comovido com a história do menino, decide acompanhá-lo de volta à sua casa, e no percurso, confronta-se às suas próprias raízes.”
Desde o início acompanhamos Yao (nome original do filme), um jovem que quer ter um autógrafo do famoso ator Seydou Tall (Omar Sy). Yao é o protagonista, acompanhamos a história toda por seus olhos, sendo ele o fio condutor e uma verdadeira inspiração para o personagem vivido por Omar Sy (Intocáveis). Esse sim será o personagem que terá sua vida mudada e inspirada, mesmo que por uma simples criança do interior do Senegal. Como disse lá em cima, essa é uma jornada que todos deveríamos ter um dia.
Toda essa jornada pode nos tornar melhores como pessoa e mudar como enxergamos o mundo. Ver que em nossas vidas entram pessoas maravilhosas, mas assim como elas entram, elas também saem e não podemos fazer muita coisa por isso. A ideia é ótima, temos muitos momentos bons e divertidos, mas acho que ele peca muito por faltar um pouco de uma real emoção. Eu quis ter ficado bastante emocionado, mas não foi o que aconteceu. Não tira a força da história, mas acredito que poderia ter sido um pouco melhor.
Se você curte um roadie movie, ou um filme francês ou até mesmo o Omar Sy, que particularmente, acho um ótimo ator, esse longa merece ser visto. É um belo filme que nos traz humildade e respeito pelas pessoas. Sou sempre a favor de películas que nos façam um ser humano melhor, e esse aqui é um delas.