Hamilton

Se você não morou fora do planeta Terra no último ano, deve ter ouvido falar em Hamilton. Talvez não, mas deveria. Ela é uma peça musical da Broadway criada por Lin Manuel Miranda e que foi vencedora de 11 Tony Awards. Para quem não conhece, esse é o prêmio dado para as peças de teatro. Embora a gravação tenha sido toda no teatro, ela está sendo considerada como filme. Isso quer dizer que sua indicação as maiores premiações de cinema estão abertas. Muito provável vermos indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar também. Já digo que não seria injusto.

Sinopse: Hamilton é um musical que conta a história da América por vozes americanas. Por meio da história de um dos principais fundadores americanos e primeiro secretário do Tesouro, Alexander Hamilton, a trilha sonora que mistura hip-hop, jazz, R&B e Broadway revoluciona o teatro no The Richard Rodgers Theatre, na Broadway, em junho de 2016.”

 

Eu não sei se vou conseguir colocar em palavras o quanto esse musical é maravilhoso. Ele já entrou direto como um dos meus preferidos de todos os tempos e isso não é pouca coisa. Sempre ouvi falar, mas ficava triste porque só conseguiria ver se fosse na Broadway e certamente isso não seria barato. Tenho que dar graças a Disney + que disponibilizou ela para agraciarmos algo tão perfeito. O único ponto negativo é que no streaming do Mickey não tem a versão legendada em português, apenas legendado em inglês. Para quem tem dificuldades no idioma terá problemas sérios.

Ela já começa diferente ao colocar um elenco quase que 100% negro para cantar e contar a história dos pais fundadores norte-americanos, sabendo que todos eles eram brancos. Suas músicas embaladas a muito hip-hop, jazz, R&B, rap e pop são impossíveis de não ficar na sua cabeça fazendo com que queira cantar e dançar junto dos atores. Cabe até uma batalha de rap entre o Alexander Hamilton e Thomas Jefferson. A história também será melhor apresentada a você se souber alguns detalhes dessa época da história. Não é obrigatório, mas seria melhor degustado.

São tantas músicas e momentos inesquecíveis que eu teria que ter o dia todo para falar de todas. Tenho que destacar “Satified” que nos entrega algo que nunca vimos: os personagens rebobinam e vemos por outro ângulo o que aconteceu no momento anterior. As músicas cantadas pelo Rei George da Inglaterra são hilárias e pegajosas a ponto de ficar na sua mente por dias. Tenho também que falar da minha música preferida que é “Wait For It” que nos mostra um momento de pensamento de Aaron Burr. Música que te pega de primeira. Tenho que citar outras como “My Shot”, “Yorktown”, “The Room Where It Happens” e “Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story”. Essa são só algumas entre 46 que você verá no musical, sendo difícil escolher a melhor.

Os atores estão perfeitos em seus respectivos papéis. Lin Manuel Miranda(O Retorno de Mary Poppins) é o dono de tudo. Ele criou o musical e resolveu ser o protagonista. Ele tem a voz mais fraca, mas ele pode, tem crédito de sobra por essa obra de arte. Tenho que destacar também nomes como Leslie Odom Jr. (Uma Noite em Miami) como Aaron Burr, o antagonista e que canta minha música favorita; Daveed Diggs (Extraordinário) como Lafayette e posteriormente como Thomas Jefferson, e quando ele entra como esse último é impossível tirar os olhos de cima dele; Phillipa Soo (Moana) como Eliza Hamilton, que sem ela essa história nunca teria sido contada; Renée Elise Golsberry (O Mistério do Relógio na Parede) como Angelica Schuyler que nos entrega a melhor performance do musical; Jonathan Groof (Mindhunters) como Rei George que é absolutamente incríveis em seus apenas 9 minutos em cena.

Se você é daqueles preconceituosos que dizem “ai, mas eu odeio musical”, você simplesmente não sabe o que está falando. Dou RECOMENDAÇÃO MÁXIMA para essa obra e não vou acreditar se disser que não gostou. Veja com boa vontade e estará diante de uma das coisas mais geniais feitas nos últimos tempos. Recomendo também que veja mais de uma vez. Ver da segunda vez deixa a obra mais perfeita ainda, pois já conhece a história e as músicas e vai conseguir apreciar todos os detalhes de forma magistral.