Garra de Ferro

A combinação perfeita de um filme não existia…até agora. Juntou a A24, melhor produtora do momento, com uma história inacreditável baseada em fatos de uma família clássica do wrestling (luta livre) e tem toda a minha atenção possível. Desde que as primeiras fotos de Zac Efron (Hairspray – Em Busca da Fama) como Kevin Von Erich ganharam as redes, eu to de olho nesse projeto. E que filme. Uma das mais belas e trágicas histórias desse esporte ganha vida em ‘Garra de Ferro’. Se prepare para se emocionar com a vida dos Von Erick.

Sinopse: “’Garra de Ferro’ mostra a história real dos inseparáveis irmãos Von Erich, que fizeram história no mundo extremamente competitivo do wrestling profissional no início dos anos 1980. Entre fama e tragédia, percorrermos a vida de cada um dos membros dessa dinastia e entendemos um pouco do porque são uma das famílias mais importantes do ramo até hoje.

Por mais fã que eu seja de luta livre, não conhecia a história dos Von Erick. Estou nesse mundo há quase 10 anos e pouco sei do que acontecia para lá dos anos 80. Então, assistir essa história teve um peso maior para minha pessoa, pois sou completamente fascinado por esse esporte. Muitas pessoas não têm respeito pelo pró-wrestling por dizer que tudo é simplesmente falso. Não que esteja errado, mas resumir a apenas isso é ser superficial demais. Para ser um atleta de auto rendimento na luta livre, é preciso conviver com as dores, com o ego e com muitas oportunidades perdidas. Esse mundo é duro e tudo pode piorar se a pressão vier de seu próprio lar.

Logo no início é dito que os Von Erick são amaldiçoados e por mais que esqueçamos disso por um tempo, essa informação volta com toda a força do mundo. Acompanhar a vida dos 4 irmãos juntos é muito bonita. A força da amizade deles é maior do que qualquer coisa e assim conhecemos: Zac Efron como Kevin Von Erick, Jeremy Allen White (O Urso) como Kerry Von Erick, Harris Dickinson (Triângulo da Tristeza) como David Von Erick, e Stanley Simons (Superior) como Mike Von Erick. Vê-los juntos nos empolga e queremos que tenham sucesso.

Embora seja baseado em uma história real, alguns momentos foram mudados de ordem para dar um drama maior. Afinal, isso não é um documentário e sim um filme romanceado que busca contar uma história que seja atrativa para o público em geral. O que posso dizer é que se preparem e fiquem com um lenço do lado, pois é tristeza atrás de tristeza. Embora o longa não se deixe levar por um mar de lágrimas, os acontecimentos mexem com a gente e é impossível não ficar abismado com tudo o que acontece com essa família. Ao pensar que tudo foi real, piora toda essa nossa sensação.

Certamente esse é um dos maiores papéis da carreira de Zac Efron. Se alguém tiver algum preconceito com ele, pode ser que cesse por aqui. Ele consegue entregar um drama de qualidade e ouso dizer que foi esnobado pelas premiações. Ele talvez não fosse o irmão mais importante na carreira, mas certamente foi o melhor para contar essa história. Isso ele faz muito bem e consegue nos comover bastante com sua dor e amor por seus irmãos.

‘Garra de Ferro’ é um daqueles dramas que vai mexer com você. Ele não te perdoa, mas tenta te dar um afago. Uma das cenas finais é muito emocionante mesmo sabendo que ela não existiu de verdade, mas nos deixa melhor depois de tanta tragédia. Uma das maiores dinastias do wrestling teve um filme de acordo com sua história: grande e triste. Só uma pena não ter focado tanto nas lutas, mas tudo bem, a história mesmo era sobre essa família. Mesmo assim, foi bom ver como as coisas funcionam nesse mundo e que consiga angariar novos fãs para esse esporte que convive com o preconceito desde sempre.