Falcão e o Soldado Invernal 2º Episódio – SPOILER ALERT!
Episódio 2 – O Herói Americano
Sinopse: “John Walker é nomeado Capitão América, e Sam e Bucky unem forças contra um grupo de rebeldes”
Começamos o episódio conhecendo um pouco de John Walker, o homem escolhido para ser o novo Capitão América. Vemos que apesar de tranquilo e sereno ele sabe que existe uma grande responsabilidade de carregar esse nome com ele e não quer decepcionar ninguém com isso. Primeiramente, ele recebe a visita de sua mulher e logo depois do seu melhor amigo, Lemar Hoskins. Ele o acalma antes da derradeira apresentação do herói.
Uma enorme festa é armada e John Walker parece muito confortável em ser o dono do manto. Durante a entrevista ao programa Good Morning America conhecemos um pouco mais sobre ele. Para estar a altura do legado ele tem que ter um bom currículo e nos é dito sobre as suas façanhas atuando pelo exército. Além disso, ele passou em todos os testes físicos para isso também. Será que isso tudo será o suficiente para ele carregar essa honraria?
Bucky, logicamente, não fica feliz com a decisão do Sam de ter entregue o escudo e vai indagá-lo sobre isso. Sam certamente não está feliz com o que fizeram com a sua decisão. Os dois começam uma trocação de acusações que nos dá o ar do que teremos daqui pela frente. A química entre eles é excelente e essa dinâmica será boa até o fim. Sam está arrependido por entregar o escudo e o Bucky diz que ele não deveria ter feito isso.
Sam informa a Bucky que ele tem coisas mais importantes com o que se preocupar e ele informa sobre os Apátridas e que o Asa Vermelha os encontrou em Berlim. Sam também quer verificar se ele faz parte dos Grandes Três (androides, aliens e magos). Ele diz que todos os inimigos é um dos três e daí temos uma conversa hilária entre os dois até que Bucky resolve ir junto na missão, mesmo que a contra gosto de Sam.
A tensão entre os dois é grande e isso sempre vai nos trazer momentos hilários e isso é o que temos aqui com eles indo para Berlim. Eles conseguem chegar onde queriam e acham vários membros dos Apátridas guardando coisas dentro de caminhões. Nesse momento temos uma vislumbre do que Bucky fez no tempo que ficou em Wakanda. Ele diz que lá era chamado de Lobo Branco. Apenas uma curiosidade e que vira uma piada durante essa cena. O Sam usa o Asa Vermelha e acha que em um dos caminhões tem um refém. Quando os caminhões começam a andar, os heróis parte em corrida para salvar o refém.
Temos o início de mais uma excelente cena de ação. Bucky consegue correr mais que os caminhões e entra no que supostamente tem uma refém, mas ele não sabe que ela também faz parte de um dos Apátridas e a pancadaria começa em cima dos caminhões. O Asa Vermelha é facilmente destruído. Eles estão levando a pior quando chegam o novo Capitão América com o seu companheiro, Lemar Hoskins ou Estrela Negra para ajudá-los. Ainda assim, eles perdem a batalha e os Apátridas conseguem fugir. Bucky chega a conclusão que eles também são supersoldados, assim como ele e o Steve Rogers. Supersoldados não fazem parte dos Grandes Três.
Sam e Bucky novamente entram na sua dinâmica única de se alfinetarem até que Joh Walker chega para dar uma carona para eles. Eles relutam, mas acabam aceitando. Eles trocam informações e Sam fica sabendo que eles os encontraram porque monitoraram o Asa Vermelha. Depois de trocar mais informações e com eles se desentendendo, Bucky se revolta e sai do carro e resolve ir sozinho até que Sam também sai para acompanhá-lo. Por enquanto estão amigáveis, mas uma grande tensão começa a ser criada entre esses personagens.
Cortamos para os Apátridas e descobrimos que já tem uma rede de simpatizantes que os ajudam clandestinamente dando lugar pra dormir e que também fornecem comida. Eles são considerados Robin Hood para essas pessoas. A menina que Sam e Bucky acharam que era refém parece ser a líder desse grupo e ela recebe uma mensagem privada em seu celular dizendo que ela roubou algo e que a pessoa iria atrás dela e ia matá-la. Quem será essa pessoa? Mistério que vai ficar mais para frente. Eles descobrem que a Interpol já está procurando por eles e o nome da menina aparece e ela se chama Karli Morgenthau. Falarei sobre ela no final do texto. Fica claro nesse momento que todos eles são pessoas que não sumiram durante o Blip e que eles se sentem jogados de lado porque o mundo se preocupa mais com as pessoas que voltaram após esse acontecimento.
Bucky ainda se remói por causa do escudo e pede pro Sam para eles roubarem o escudo de volta. Sam, logicamente, é contra a ideia e lembra que eles já se ferraram por ter feito isso no passado. Referência a Capitão América: Guerra Civil. Sharon Carter é mencionada e é dito que ela virou inimiga do Estado por causa disso. Ela também foi confirmada na série, ainda a veremos nos próximos episódios. Bucky tem uma ideia e diz que o Sam tem que conhecer uma certa pessoa. Eles rumam então para Baltimore, Maryland.
Chegando lá temos um ótimo diálogo entre o Sam e uma criança que o chama de Falcão Negro. Sam diz que é somente Falcão e a criança insiste que ele é o Falcão Negro. Sam indaga a criança que ele só o chamou assim por ele ser o Falcão e por ser negro. A criança afirma isso e o Sam então o indaga novamente se ela é a criança negra e não apenas criança. Um diálogo bobo, mas que considerei deveras importante. Certamente muitas pessoas fizeram essa associação.
Após esse diálogo, os heróis chegam a uma casa e Bucky diz que quer falar com o Isaiah. Um garoto atende e diz que não tem ninguém com esse nome ali. Bucky insiste e pede para ele dizer que quem quer falar é o cara do bar de Goyang e que ele entenderia o que isso quer dizer. Enfim, eles conseguem entrar na casa porque o Isaiah que vê-lo com seus próprios olhos. Rapidamente descobrimos que Isaiah também foi um supersoldado que combatia a HIDRA nos anos 50 e que os dois tiveram um embate no passado.
Isaiah acha que ele foi até ali para matá-lo, mas Bucky diz que não é mais um assassino. Isaiah diz que ele não pode simplesmente acordar e decidir algo desse tipo. Bucky o informa que tem mais pessoas como eles dois por aí e quer saber se ele sabe de algo. Isaiah fica nervoso e diz que não quer mais saber disso, porque o colocaram preso por 30 anos por ser um herói com poderes e que foi testado durante todo esse tempo. Com uma tremenda raiva ele os expulsa da casa.
Os dois saem da casa e começam a discutir entre si. Sam fica nervoso por ninguém saber que existia um supersoldado negro por aí. A polícia vê a discussão e para e perguntam para o Biucky se o Sam o está incomodando. Isso tudo por ser um negro discutindo com um branco. Demora um pouco até perceberem que o Sam é um dos Vingadores e eles deixam para lá. Temos um critica grande de uma forma bem leve e nos mostra um pouco da realidade. Bucky diz que nunca contou para ninguém sobre o Isaiah justamente poque ele passou por muitas coisas ruins. A polícia volta e leva o Bucky preso porque ele não compareceu a sessão de terapia obrigatória.
Na delegacia, Sam conhece a Dra. Raynor, a terapeuta do Bucky e descobre que o John Walker usou o seu privilégio para libertar o Bucky. Walker diz que ele não vai mais precisar ficar nesse cronograma restrito e que ele é importante demais para isso e que vai precisar dos dois no futuro. A doutora chama Bucky e Sam para fazer a terapia e temos novamente uma ótima interação entres os dois. É uma cena engraçada e ao mesmo tempo reveladora onde conhecemos os seus rancores e arrependimentos. Ao sair, Bucky se lembra da Regra nº 2 que era a de não machucar ninguém.
Os dois saem e encontram novamente John Walker e Lemar Hoskins do lado de fora esperando por eles. Walker diz que Karli Morgenthau é a líder e que sabem mais ou menos aonde ela está e querem a ajuda dos dois. Eles se desentendem novamente e Sam diz que eles preferem agir separados por serem agentes livres. Walker perde a paciência e pede para eles ficarem longe do caminho dele. Pronto, a tensão entre eles foi estabelecida e não teremos mais chance de amizade entre eles.
Vemos que os Apátridas estão na Bratislava, Eslováquia. Eles estão enchendo o avião com medicamentos que vão distribuir por aí. Um deles recebe uma mensagem e fica sabendo que foram descobertos e que têm que ir embora agora. A informação é que o Mercador do Poder está indo atrás deles. Pode ser que seja ele que mandou a ameaça para o telefone da Karli Morgenthau. Um deles fica para trás para impedir a chegada desses homens que querem matá-los. Eles conseguem fugir com o preço da morte do companheiro que ficou para trás.
Voltamos para Bucky e Sam e eles chegam a conclusão de que uma pessoa pode saber sobre tudo o que está acontecendo e ele está preso. Eles estão se referindo a Zemo, o grande vilão de Capitão América: Guerra Civil. Ele aparece no último frame do episódio e podemos esperar algo bom vindo pela frente.
John Walker, Estrela Negra e o soro do supersoldado
Fica claro para mim que Walker não tomou nenhum soro e ele não tem superpoderes como o Steve Rogers, isso o torna apenas um humano normal usando a roupa de Capitão América. Nos quadrinhos, tanto Walker quanto Lemar Hoskins (novo Capitão América e Estrela Negra) conseguem poderes através do Mercador do Poder, que foi citado no final do episódio. Já podemos especular e esperar por isso no futuro da série.
Karli Morgenthau
Nos quadrinhos Karl Morgenthau é o vilão conhecido como Apátrida, falei disso no texto passado. Resta saber se o personagem mudou de gênero para a série ou se ela é algum familiar do mesmo personagem dos quadrinhos. Podendo assim ser alguma filha do personagem. Não sabemos ainda com certeza, vamos esperar para ver.
Isaiah Bradley e seu neto Elijah Bradley
Isaiah Brasley → foi o Capitão América nos quadrinhos após o desaparecimento do Steve Rogers e a história é bem similar com a que é contada na série
Eli Bradley → ele é o garoto que abre a porta para Sam e Bucky e que mora com Isaiah. Nos quadrinhos, por ser neto de Isaiah, herdou os poderes de supersoldado também e se torna o herói chamado Patriota e faz parte do grupo chamado Jovens Vingadores. Podemos esperar algo pela frente também.
Mercador do Poder
Aparentemente foi ele que ameaçou a Karli Morgenthau e é possível que ele dê os poderes para Walker, Hoskins e até mesmo para o Tenente Torres. O seu nome é Karl Malus, e usa engenharia biológica e tecnológica para dar poderes a seres humanos. Esse personagem já apareceu na séria da Jessica Jones e morreu por lá mesmo. Vamos ver se será ele mesmo.
Lembrando também que por ele ser capaz de dar poderes, pode também ter dado os poderes para os Apátridas também.