Evangelion: 3.0+1.01 Thrice Upon a Time

O anime Neon Genesis Evangelion data de 1995 e eu devo ter visto ele em meados dos anos 2000. Gostei bastante do que vi, mas confesso que não entendi o final. Por mais que alguém venha dizer que entendeu, não vou acreditar. Os seus últimos episódios são uma completa viagem de LSD e não consigo me conformar que alguém tenha entendido. Ouso dizer que até mesmo o autor, Hideaki Anno, não entendeu o seu próprio final. Colocou qualquer coisa lá e é isso.

Com isso em mente, o próprio autor resolveu fazer uma série de novos filmes animados para desconstruir um pouco isso. O novo projeto foi batizado como ‘Rebuild of Evangelion’ que em uma tradução livre pode ser chamado de ‘Reconstrução de Evangelion’. Ele consiste em ser uma releitura da série original contados em uma leva de 4 filmes. Esse aqui, por acaso, é o quarto e último longa da série e já conta com o desfecho de toda a história.

O meu grande erro como fã foi ter visto apenas esse. Ou seja, ficou confuso do mesmo jeito. Ainda mais por ter ficado muito tempo sem contato com a história original. Cheguei de paraquedas aqui e pude apreciar minimamente tudo. Nem esse título maluco eu fui capaz de entender: 3.0 + 1.01. Isso é uma loucura insana e devo dizer que desisti de lutar contra a minha cabeça. Ela tentava raciocinar, mas preferi deixar para lá e apenas apreciar a arte.

Por falar nela, é inegável que está belíssima. A paisagem, a dinâmica das cenas, as cores…tudo isso da melhor qualidade. É inegável o quanto ele é lindíssimo nesse quesito. Esse detalhe artístico inserido nas cenas de ação deixam as coisas realmente memoráveis e faz com que seu queixo caia com tamanho primor técnico.

Ver novamente os personagens clássicos também foi muito bom. Voltei a uma época em que as coisas eram mais tranquilas e mais felizes para mim. Foi ótimo simplesmente ver o Shinji Ikari, Misato Katsura e a Asuka novamente, além de outros personagens icônicos da série.

Cometi o grande erro de vê-lo sem ter visto os anteriores, mas ao mesmo tempo foi ótimo de assisti-lo, pois voltei a ver esses personagens dos quais tanto gostava. Evangelion continua impossível de ser entendido e a essa altura do campeonato, acredito que seja melhor assim para mim. Talvez se eu entender, o encanto quebre. Maluquices a parte, é inegável a importância e o legado que essa série nos trouxe.