Escobar: A Traição

Temos aqui mais uma história sobre a vida de Pablo Escobar. Dessa vez, a única diferença é o fato da história ser contada através de Virgínia Vallejo, amante de Pablo, apresentadora de televisão e autora do livro “Loving Pablo, Hating Escobar” (Amando Pablo, Odiando Escobar). O livro narra a vida do famoso chefe do tráfico de drogas da Colômbia. Como conheço um pouco dessa biografia, não vi nada de novo que pudesse somar em conhecimento. Talvez para quem nunca ouviu nada, seja uma ótima narrativa para conhecer tal ser humano.

Sinopse: “No começo dos anos 1980, a jornalista colombiana Virginia Vallejo começa um tumultuado caso de amor com o mais poderoso e temido traficante de drogas do mundo – Pablo Escobar.”

Como disse anteriormente, nada contado aqui foi novidade para mim. Por isso, não me surpreendeu, eu já sabia tudo o que aconteceria e não houve maravilhamento. Deixando esse ceticismo de lado e tentando pensar como alguém que nunca nem sequer ouviu em Pablo Escobar, aí sim, temos algo para comentar. Se pensarmos um pouco, são inacreditáveis as coisas que aconteceram no período de seu “reinado”, e ver tamanho poder emanado por, ele é assustador. Situações em que ele manda matar policiais só porque o preço por ele é muito baixo e a sequência que ele fica preso no lugar que ele mesmo construiu são surreais, mas todas verdadeiras.

Eu fico pensando no fascínio que a figura de Pablo Escobar tráz nas pessoas. Fico tentando entender o porquê temos tantas obras contando sua vida. Só consigo pensar em uma coisa: ele era um gênio, embora do mal. Mesmo já sabendo, ainda fiquei preso na cadeira com o desenrolar da trama. É um filme muito galgado nas atuações dos seus personagens principais. Javier Bardem (Onde os Fracos Não Têm Vez), faz um Pablo no máximo regular. Conhecendo o ator, sabemos que ele poderia se doar muito mais aqui; e Penélope Cruz (Vanilla Sky) que faz aqui o papel de Virgínia Vaellejo-, não traz uma cena convincente, o choro dela sempre me parece falso. Acredito que o longa só não é melhor pela falta de atuação dos dois. São ótimos atores que infelizmente não buscaram o seu melhor.

Novamente colocando o dedo na mesma tecla: Se você já sabe da história dessa personalidade do mal, não precisa assistir este filme. Se não viu, creio que seja um bom resumo e um bom apanhado  de sua vida, e vale a pena sim, ser visto. Embora com atuações não tão convincentes, acredito que a história por si só seja suficiente para entreter o telespectador, e assim, saber mais sobre a vida do maior traficante de drogas que o mundo já conheceu. Até podem existir outros, mas nenhum com tantas reviravoltas como este aqui.