Elite – 4ª Temporada

Na semana que precedeu o lançamento da 4º temporada de Elite foi lançado o Elite – Histórias Breves, uma coleção de 4 mini episódios divididos como um curta. Eles serviram para transicionar uma temporada a outra. Nele podemos ver um desfecho no relacionamento de Samuel e Carla; a triste história de um amigo do Ander; mais enrolação entre Guzman e Nadia (sendo que não adiantou nada); e até mesmo uma história divertida com Rebeca, Guzman e Caetana. Se não viu, tudo bem, não influencia muita na história da série.

Agora sim, posso falar da história principal. Com a saída de alguns personagens importantes, era preciso inserir novos para dar uma mexida nessa história. Nisso somos apresentados ao novo diretor do colégio, Benjamin e aos seus filhos Ari, Patrick e Mencia. Cada um escolhido a dedo para deixar nossos queridos personagens a flor da pele. Não posso esquecer também da adição do Príncipe que se envolve com a Caetana, mas que aos poucos descobrimos que ele também tem um passado sombrio.

Nas outras temporadas os protagonistas viveram envoltos por mistérios sempre através da morte de alguém. Já comecei pensando em quem morreria dessa vez (e que colégio é esse né). Para o meu alívio, ninguém morreu, quer dizer… só vendo para entender. Eu gostei dessa nova trama, principalmente do seu desfecho, mas novamente aconteceu muita enrolação que poderia ter tudo se acertado com a polícia. No final, até entendemos o porquê de não terem falado nada. Apesar de ter aparentemente um final, acredito que os seus desdobramentos continuarão na próxima temporada.

Ouvi falar muito por aí que essa temporada foi a mais fraca. Não saberia dizer com precisão isso. Achei ela no mesmo nível das anteriores. Acredito que a saída de alguns personagens possam ter deixado o público em si com um pé atrás. Os novos personagens são ao mesmo tempo complexos e infantis demais. O que pode causar uma certa raiva ostensiva de quem está vendo. Digo isso, porque eu tive essa reação em diversos momentos.

Tem uma coisa que não entendo nela: como que jovens de 17 anos vivem essa vida de pessoas muito mais velhas. Tudo bem que a maioria deles são ricos e tudo bem que eu nessa idade fazia algumas besteiras, mas as suas maneiras não condizem com a idade (acho que to velho demais). Outra coisa que gostaria de falar é que ela está muito mais apelativa do que nas temporadas passadas. Em certos momentos me vi preso em um soft porn moderno para jovens adultos.

Essa temporada me divertiu e me irritou. Gosto do glamour que ela propõe mesmo achando que não é condizente. Recomendo só para quem já acompanha ela desde o início. Uma 5º temporada já está confirmada e infelizmente o ator que faz o Guzman, Miguel Bernardeau, já informou que não voltará para a próxima. Uma pena, já que ele é uma peça central em uma das pontas soltas deixadas nesse final. Pode ser que deixem tudo nas mãos do Samuel e da Rebeca.

As 4 temporadas de Elite e Elite – Histórias Breves se encontram na Netflix.