Eduardo e Mônica
Nunca fui um fã fervoroso de Legião Urbana, mas tenho que dar o braço a torcer e dizer que eles possuem uma grande importância na música nacional. Principalmente se falarmos de Renato Russo que foi capaz de escrever lindas e épicas músicas que fazem o mais cético cantarolar sem perceber. Entre elas temos justamente ‘Eduardo e Mônica’, música que dá título a esse filme em que a história é inspirada pelos versos criados pelo cantor. A minha surpresa é que ele é um belo filme de romance que não esperava gostar.
Sinopse: “Em um dia atípico, uma série de coincidências levam Eduardo a conhecer Mônica em uma festa. Uma curiosidade é despertada entre os dois e, apesar de não serem parecidos, eles se apaixonam perdidamente. Em Brasília, na década de 1980, esse amor precisa amadurecer e aprender a superar as diferenças.”
Os fãs da música vão se deleitar e reconhecer cada frase da canção em tela. Quando acabei de vê-lo a primeira coisa que fiz foi ouvir a música e prestar atenção nos detalhes. Cada pedacinho está lá, quer dizer, até uma certa parte, pois a música fala dele já velhos e com filhos e a história não vai tão longe assim. Ele conta até o momento em que eles se firmam como casal, com cada um aceitando as diferenças do outro, o que acredite, são muitas.
Ele é muito bonito e muito singelo. É uma história de romance que acabei achando muito crível. Apesar de não ser comum um namoro entre pessoas que não tem nada a ver entre si. As vezes é isso que os conecta melhor. Essas diferenças podem ser gritantes, mas quando o amor toca os dois corações não há nada que segure. Não existe religião não existe política e não existe diferença de classes. O amor quando vem é arrebatador.
Para esse romance dar certo era preciso escalar os atores certos para seus respectivos papéis. Acredito que isso foi feito com louvor. Alice Braga (Eu Sou a Lenda) e Gabriel Leone (Os Dias Eram Assim) foram as escolhas perfeitas. A química entre os dois não poderia ser melhor. Ela fazendo uma mulher já madura com bastante bagagem sendo mais culta e admiradora da arte, e ele um rapaz novo sem muitas vivências, mas com um coração ingênuo e pleno para amar. Aplausos para os dois.
‘Eduardo e Mônica’ é um ótimo filme para quem gosta da música e para quem é fã de uma história de romance. Mentira, mesmo que não seja fã, ainda assim recomendo que veja, pois é um belo filme nacional que merece ser visto. Posso adiantar que o final é lindo e me deixou emocionado de certa forma. Não estava esperando, mas me torno suspeito porque ultimamente estou chorando até com propaganda de shampoo. Esqueçam os últimos comentários e o vejam.
‘Eduardo e Mônica’ já se encontra para compra e aluguel nas plataformas online.