D.P. – Dog Day

Quando se fala em cultura coreana, o que vem à cabeça da maioria das pessoas são as boybands de K-POP, o filme Parasita ou o seriado Round 6. Mas, se engana quem pensa que só existe isso por lá. Ska, trot e rap são alguns dos estilos musicais ouvidos no país do BTS. E nos kdramas (como são chamados os seriados) não seria diferente. Existem os de comédia romântica, mistério, sobrenatural, investigação policial, e os mais sérios, como é o caso de D.P. Dog Day.

Lançado pela Netflix em 2021, esse drama militar é baseado em uma webtoon (quadrinhos digitais) que saiu em 2015 escrita por Kim Bo Tong. A história mostra o soldado Ahn Jun Ho (Jung Hae In) e o seu parceiro, o cabo Han Ho Yeol (Koo Kyo Hwan), viajando pelo país à procura dos desertores do exército da unidade 103. Na Coreia do Sul, o serviço militar é obrigatório para todos os homens de até 28 anos. Em um lugar onde o bullying e a humilhação é, infelizmente, algo corriqueiro, não é de se espantar que muitos não resistam e decidam fugir, colocando o próprio futuro e o de sua família em risco. Com os superiores fingindo que não veem ou acobertando os casos, a caçada fica na mão da polícia militar e dos seus agentes, os D.Ps do título.

https://www.youtube.com/watch?v=VTesFEfIwl0&list=PL8xi8-oy-QuNP4vVoX9Ytp7ht6r8NkAYV&index=2

Como a maioria dos dramas lançados pela ‘locadora vermelha’, os seis episódios da primeira temporada de D.P. – Dog Day saíram de uma vez. Dá para maratonar em um final de semana. Falei no começo do texto que o tema do drama é sério, então, se for assistir, é melhor saber antes que é mostrado tortura, espancamento e humilhação. É bem pesado e, para o grande público, pode ser demais. Mesmo eu que já vi de tudo um pouco, achei bem forte o jeito que o bullying é retratado. Mas, se conseguir aguentar, vai se surpreender com um drama que tem um plot-twist no quarto episódio que eu, de verdade, não esperava. Existem outros, mas não vou falar onde é para não dar spoiler.

Em dezembro do ano passado, foi noticiado que teremos uma segunda temporada. Ainda não tem data de lançamento, mas com o final do último episódio, não vejo a hora de voltar para o mundo do soldado Ahn Jun Ho.