Cobra Kai
Em 2018 o Youtube lançou a série “Cobra Kai” criada por Josh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg, com a proposta de ser uma continuação dos filmes “Karate Kid” (1984). Na trama Johnny Lawrence (William Zabka) o vilão do primeiro filme é que está por baixo. A ideia aqui é mostrar que toda história tem dois lados e abuso gera abuso. A série mostra as motivações para Johnny ter feito bullying no colégio. Apesar da predominância de alguns temas dramáticos a série e leve e repleta de humor.
O brucutu Johnny não se acostumou a vida moderna, teve seu auge no ensino médio e perdeu totalmente a confiança ao ser derrotado pelo franzino Daniel Larusso (Ralph Macchio). Está falido e solitário. Já Larusso realizou o sonho americano. É casado com Amanda (Courtney Henggelertal) com quem tem dois filhos Anthony e Sam. A vida de Daniel vai bem no âmbito profissional também já que ele tem uma bem sucedida concessionária de carros.
A série mostra as semelhanças entre os dois e como oportunidade e mentores podem mudar os rumos da história. Tanto Larusso quanto Lawrence são excelentes lutadores que não tinham pai e encontraram suas figuras paternas em seus mestres. Larusso teve a sorte de ser acolhido pelo sábio Senhor Miyagi (Pat Morita) que é lembrado e homenageado o tempo todo. Já Lawrence foi acolhido pelo maléfico John Creese (Martin Kove) que lhe influenciou negativamente.
Sem rumo na vida Johnny Lawrence traz de volta o dojo Cobra Kai para ensinar jovens a lutar. Ao ver em Cobra Kai uma má-influência, Daniel Larusso cria o Miyagi-Do e a rivalidade entre os dois continua. Com o propósito de conquistar fãs mais novos que não cresceram assistindo aos filmes, a trama foca bastante nos alunos dos dois dojos e nos filhos dos protagonistas, seus problemas, conflitos e rivalidades.
Em 2019 a série foi comprada pela Netflix e sofreu várias mudanças. A vantagem foi com certeza o orçamento que aumentou exponencialmente possibilitando episódios gravados no Japão e a participação de vários atores dos filmes antigos. A desvantagem foi a tentativa de justificar atos vilanescos. A série foi renovada para uma quarta e última temporada.