Além da Lenda – O Filme

A vida é um eterno conhecimento. Se não fosse eu ter visto esse longa, nunca saberia que ele era baseado em uma série de televisão e livros. Foi criado para educar o público infantil de uma maneira que ninguém pensou antes. Ensinar sobre lendas brasileiras através de uma linguagem facilmente aceita por esse público. Nada melhor do que um desenho animado para colocá-las a parte desse mundo mítico que aos poucos sinto que estamos deixando de lado.

Sinopse: “Um livro sagrado reúne todas as lendas do folclore brasileiro, e é mantido em segredo e escondido na Montanha Coração do Brasil, que só é revelada uma vez por ano, justamente no dia 31 de outubro, dia do Saci. Só que a data está esquecida por muitos brasileiros, que preferem comemorar o Halloween. Um trio símbolo do Dias das Bruxas, gata-bruxa Witchka, o espantalho Jerry Moon e o espectro Midnight, vêm ao país com a ideia de capturar o secreto livro e assim “dominar” as lendas brasileiras.

Preciso ser sincero e dizer que a obra no geral não me agradou tanto, mas consigo ver o valor dela. Afinal, ela não foi feita para mim. Não sou o público-alvo dela, mas eu comprei a ideia e sou muito a favor do que foi feito aqui. O filme me lembrou um pouco o que Neil Gaiman fez com ‘Deuses Americanos’. No caso, os deuses só existem porque as pessoas acreditam neles. No momento em que ninguém mais acredita, eles simplesmente deixam de existir. A ideia é um pouco recuperada aqui.

Em seu início, fiquei perdido, pois não conhecia nenhum dos personagens e ele já começa com a premissa de que você sabe o que está vendo. Não foi o meu caso, não estava entendendo absolutamente nada e nem fazia ideia de para onde estava indo a história. Não vi trailer, não li release. Gosto de ver filmes sem saber sobre o que é as vezes. Isso pode ter prejudicado minha visão no geral. Uma breve explicação inicial teria ajudado um pouco.

A sua melhor qualidade é a forma em que ele ensina e diverte ao mesmo tempo. Acredito que essas lendas estão sendo deixadas de lado aos poucos. Isso não interessa às pessoas em geral, mas acredito ser perfeito para crianças. Tenho certeza que teria curtido muito se visse essa animação com meus 10 anos de idade, ou menos até. Outro fato interessante é como ele traz esses personagens para os dias de hoje. Convivendo entre si e com tecnologias em sua volta. Uma boa combinação que gera bons frutos.

Certamente, ‘Além da Lenda – O Filme’ irá agradar ao público infantil. Pode ser também que agrade aos pais de um modo que eles não estão esperando. Eu falei que não era muito minha praia, mas me entreteve até um certo nível. Esse é o primeiro longa de animação pernambucano e não tenho como negar que é uma ótima obra para esse marco. Fico orgulhoso e tenho notado também em como o cinema de Pernambuco tem se destacado bastante nos últimos tempos.