A Saída

Não é de hoje que os autores criam tramas sobre realidades paralelas. Em 1999 fomos apresentados a trilogia “Matrix” dos irmãos Wachowski que se tornou febre mundial e tema de referências e estudos até hoje. Na trama Neo (Keanu Reeves) descobre que o mundo em que vive é uma simulação computadorizada e tem a escolha entre continuar na ilusão ou conhecer o mundo como realmente é na icônica cena em que Morpheus (Laurence Fishburne) lhe oferece a pílula azul e a vermelha. Muito antes da genial trilogia, temos “A Hora do Pesadelo” (1986) de Wes Craven onde o vilão mata adolescentes em seus sonhos e consegue invadir o mundo real, em contrapartida, a protagonista e final girl Heather (Nancy Thompson) consegue roubar o chapéu do vilão direto do mundo dos sonhos. A nova série de ficção norueguesa da Netflix da nova cara a este tipo de mote.

Na trama uma menina de 17 anos acorda em uma clínica psiquiátrica com amnésia, lá vários outros jovens tem condições similares a sua. Todos os dias como despertador existe uma gravação dizendo tudo que ela se lembra, porém, ninguém lhe diz mais nada, nem mesmo seu nome. A moça passa a duvidar dos métodos utilizados na clínica e até mesmo de seus próprios olhos quando pessoas desaparecem de forma suspeita e ela passa a ter várias alucinações e sonhos nos quais é impossível saber o que é realidade, o que é sonho e o que é loucura e o que pode ter sido induzido por remédios e experimentos.

O mundo passou a ter curiosidade sobre a Noruega com série norte-americana de sucesso “Vikings” que contava muito sobre a cultura nórdica e personagens verídicos tomando várias liberdades poéticas e se passa em grande parte no que é hoje a Noruega. Cada dia temos mais séries nórdicas chegando no Brasil através dos canais de streaming.

A Saída” é uma inteligente série de mistério, repleta de reviravoltas que causa curiosidade em cada cena. Como desfecho, um final aberto à interpretações. Quem faz questão de um final fechadinho, explicado e cartesiano vai ficar feliz em saber que a série foi renovada para uma segunda temporada.