A Comunidade

 

Este com certeza é um filme para se pensar, levantando várias questões: Até que ponto o exemplo dos pais pode influenciar a vida dos filhos?Uma vida desregrada fora dos padrões de normalidade impostos pela sociedade pode enlouquecer uma pessoa?

 

Sinopse: Erik e Anna são um casal de acadêmicos com um sonho.  Juntamente com sua filha Freja, eles montaram uma comunidade na enorme mansão de Erik em um distrito luxuoso de Copenhagen. Com a família no centro da história, somos convidados a participar de uma comunidade real; participamos das reuniões, jantares e festas. É amizade, amor e união sob o mesmo teto até que um caso de amor extraconjugal abala as estruturas e faz com que a comunidade enfrente o seu maior teste até então.

A COMUNIDADE é  um retrato bem-humorado, delicado, mas também doloroso e comovente de toda uma época. O filme se transforma em uma declaração sutil de confronto e de amor por uma geração de idealistas e sonhadores que há muito despertou para a realidade.

Elenco: Urich Thomsen, Fares Fares, Trine Dyrholm

Direção: Thomas Vinterberg (A Caça, Longe Deste Insensato Mundo)

casal

Neste longa, até o drama e a dor são abordados com leveza. Os pontos mais curiosos são contrapontos inesperados. A amante mais nova acaba sendo muito mais conservadora que a esposa muito mais velha. Quem a princípio não era a favor da ideia de viver em uma comunidade (Erik) acaba se acostumando cada vez mais com esse mundo.

 

amante

A vida que Anna constrói para ela com o marido, a filha e os amigos que vivem juntos acaba sendo tão importante para ela que ela abre mão da monogamia em nome de não perder nada do que construiu. Porém é Erik que cada dia mais se afasta de seu casamento, querendo uma vida mais estável e monogâmica com a “amante”.

 

 

 

Vemos a típica comunidade meio “hippie” que quem não viveu à época conhece do cinema. Muita nudez, bebida e cigarro.

 

Vale ressaltar que alguns momentos do filme parecem mostrar de forma subjetiva a visão de Freja ( filha do casal de apenas 14 anos).

 

O final é bem inesperado, fiquei tentando imaginar como poderia acabar a trama e tive surpresas no fim. Na realidade não há muito o que se dizer sobre este filme. Ele é bem construido, os atores desempenham seus papeis muito bem e a direção está ótima, fora isso não tem muito o que se comentar sobre ele.

 

Por Luciana Costa

 

Deixe uma resposta